Tatuagens causam polêmica nos concursos

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Repletas de significados, as tatuagens perpetuam na pele um momento especial, um amor e até uma ideologia. Pode não parecer, mas causam problemas para quem participa de concursos públicos. Diversos concurseiros investem em estudos, são aprovados, mas quando é descoberto um desenho no corpo, o candidato é riscado da lista, literalmente. Mesmo que a prática de tatuar a pele esteja cada vez mais comum, ainda é visto com discriminação por muitas pessoas.


A exigência de não ter um corpo tatuado é ainda mais rigorosa na carreira militar. Exemplo disso, é o caso de Gabriela Amado, 23 anos, estudante e ex-comissária de voo, que possui duas tatuagens e está se preparando para realizar um processo seletivo para Sargento da Aeronáutica. Como já conhece vários casos de pessoas prejudicadas em concursos devido aos desenhos no corpo, ela prefiriu apagar a sua borboleta na nunca e, a letra b no tornezelo, antes que aconteça algum obstáculo. Há cerca de um ano e meio, a estudante realiza um tratamento de remoção de tatuagem a laser, que consiste em apagar os pigmentos da tinta através da absorção seletiva da luz. Gabriela já fez cinco sessões e faltam duas para finalizar o processo. Ela optou por esse procedimento por não deixar cicatrizes, que também não seriam aceitas no meio militar. "Os outros métodos deixam marcas, que além de ficar feio, a Aeronáutica também não aceita. Prefiro apagá-las logo, antes que me causem problemas", disse.

De acordo com o advogado José Manuel Duarte Correia, a constituição brasileira proíbe a imposição de discriminações de qualquer natureza. Se existe alguma disposição normativa que viabiliza o critério de escolha de candidatos ao ingresso no serviço público, essa norma estaria viciada por inconstitucionalidade. O estigma da associação das tatuagens a delitos e infrações de todo gênero praticamente não existe mais. A ação de conhecimento e o mandado de segurança podem ser empregados na defesa do direito de participar de um concurso público.

Existem dois projetos de lei, o PL 4.725/2001 e 1.588/2007, em trâmite no Congresso Nacional com o propósito de proibir a discriminação por uso de tatuagem no serviço público. Ainda assim, alguns concursos aceitam desenhos em determinadas partes do corpo, alguns não consideram em nenhum lugar, e outros liberam que os aprovados tenham o corpo tatuado. Para a tristeza de muitos concurseiros, o candidato pode ser eliminado se a norma de não ter tatuagem está presente nas regras dos processos seletivos. Para que o participante fique tranquilo com relação a essa questão, antes de se inscrever no concurso, ele deve ler o edital com atenção e verificar se o seu desenho pode ser motivo para a eliminação.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.