TRE: professores ressaltam que estudos servem para vários TRs

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A preparação para o concurso público para os cargos de técnico e analista do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)pode ser, na verdade, estendida a diversos outros concursos, do mesmo órgão em outros estados e de outros tribunais. "Se você tem concursos de até dois anos, prorrogáveis por igual período, basta fazer as contas, sempre haverá concurso do TRE vencendo. A pessoa que se prepara para tribunais como um todo está preparada para um TRE, TRT,TRF.

O que vai mudar são umas três matérias", explica Alessandro Ferraz, professor de Direito Constitucional e coordenador do Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz. Segundo ele, é possível participar de três a quatro concursos dos tribunais ao ano, no país. O especialista explica que não há diferenças relevantes no grau de dificuldade das provas para os cargos de analista e técnico administrativo, pois o nível de conhecimento exigido para este último tem sido elevado. "Nas provas de técnico de nível médio estão pedindo Controle de Constitucionalidade, Direito Constitucional, Controle da Administração Pública, Licitação e Contratos, Processo Administração, Lei 8.112. Não há diferença entre analista e técnico. A pessoa precisa estudar para as duas", avalia.
O conselho é começar a estudar desde já, com base não somente no último edital de concurso para o TRE-SP, que aconteceu em 2006, mas em outros editais desse órgão, como os do Amapá, Acre, Amazonas, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, que foram realizados nos últimos 15 meses.  "Estudar com antecedência é palavra chave. Analisando os últimos editais, eu sei que, por exemplo, a lei de partidos políticos, a Lei 9.504 das eleições, a Lei 64/90, que é a lei das inexibilidades, e as atuações e reflexos da chamada ficha limpa vão cair",  explica Ferraz. Além disso, o professor destaca que o candidato deve focalizar o estudo na disciplina de Direito Eleitoral, Português e Direito Constiticional. "Se o candidato fizer uma leitura atenta, com cautela da Constituição, antes de ler Direito Eleitoral, eu diria que ele já sai com 25% na frente dos outros", observa. Outro detalhe é atentar para as mudanças no Código Eleitoral.  "Ler Código Eleitoral  apenas é perigoso e corre-se o risco de estudar o que está desatualizado, porque a Constituição e as Resoluções do TSE já pode tratar aquilo de forma diferente. Então, uma indicação de um especialista, de um professor, é muito bem vinda em Direito Eleitoral", pondera.
Para dar conta do conteúdo programático desses concursos o candidato precisa adotar um cronograma e um método de estudo. Ferraz orienta que o candidato estude pelo menos duas horas diárias, duas disciplinas, de preferência uma de conhecimentos gerais e outra técnica, como Informática e Direito Constitucional. "Se vai estudar Constitucional, evite de colocar Constitucional e Administrativo no mesmo dia, senão vai dar a impressão que está estudando a mesma matéria em alguns pontos.No outro dia seguinte, estudaria Raciocínio Lógico ou Português,  e Direito Eleitoral". Outro ponto importante: além de estudar novos tópicos a cada dia, o candidato precisa fazer revisões constantes do que estudou anteriormente.


Quem deseja iniciar um curso preparatório também precisa de um programa de estudos. Segundo Ferraz, o candidato tem de ler a matéria antes de ir para a aula. Assim, além de aproveitar melhor o conteúdo apresentado pelo professor já poderá solucionar as dúvidas que teve durante sua leitura."Durante a aula, você vai ter aquilo que a gente chama de pulo do gato. Ao ver o professor explicando, você vai
perceber que compreendeu melhor. Depois da aula vem aquele resumo geral do que foi feito", descreve.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.