Um novo concurso, em São Paulo, para escriturário do Banco do Brasil foi confirmado pela gerente de Divisão de Unidade Estratégica da instituição, Taisa Elisabeth de Oliveira Santos. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, ela disse que o banco trabalha com a possibilidade de divulgar o edital no início de 2012, visando à contratação na capital, Grande São Paulo e interior.
O cargo exige ensino médio completo (2º grau) e oferece remuneração inicial de R$2.310. Os escriturários do banco têm jornada de 30h semanais (seis horas por dia) e trabalham no regime celetista, que garante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Em franco processo de expansão, o Banco do Brasil vem realizando concursos sistematicamente e, este ano, está promovendo seleções no Rio, Espírito Santo, Minas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas, cujas inscrições terminam nesta segunda-feira, dia 13. "No ano que vem, teremos concurso para São Paulo, para o interior e a capital e, provavelmente, divulgaremos o edital logo no início do ano", afirmou de maneira enfática a gerente Taisa de Oliveira.
Transparência - A diretriz traçada pelo banco, através de seu diretor de Gestão de Pessoas, Amauri Sebastião Niehues (leia entrevista na última página), é divulgar os concursos com antecedência, garantindo transparência e possibilitando que os candidatos planejem os estudos. Por isso, a própria gerente Taisa de Oliveira observa que os interessados já podem começar os estudos.
"Aconselho o candidato a começar com as matérias básicas, pois não podemos garantir que o conteúdo programático continuará o mesmo. Porém, a princípio, são esses os conteúdos. Por isso, quanto maior a antecedência nos estudos, melhor para o candidato", orienta a gerente Taisa de Oliveira.
Crescimento - Quem deseja fazer parte do banco deve aproveitar a excelente fase da instituição, pois muitos servidores precisarão ser contratados. O presidente do banco, Aldemir Bendine, disse que serão investistidos R$ 1 bilhão em agências e postos de atendimento. Serão criadas 600 novas agências, sendo 250 tradicionais, 100 postos de atendimento e 250 agências complementares - projeto novo que começou a ser implementado no ano passado, em que a instituição destina um ou mais funcionários para trabalhar junto a um correspondente bancário. A intenção é ter uma agência (tradicional ou complementar) em todos os municípios brasileiros em até 2015. Segundo Bendine, o banco ainda pretende contratar 5 mil funcionários em 2011.
Último concurso inscreveu 41 mil na Grande SP. Foram contratados 4.271
O Banco do Brasil tem tradição em convocar muitos aprovados em seus concursos para escriturário em todo o país. Em 2008, o banco fez concurso para a capital paulista e cidades da Região Metropolitana. Foram 41.322 candidatos, dos quais 5.301 alcançaram aprovação. Até o momento o banco chamou 4.271 classificados. A validade do concurso termina em 1º de julho de 2012. A necesside de um novo cadastro de candidatos para novas contratações em 2012, motivada pela expansão do banco, é a explicação encontrada para a realização de um novo concurso.
A seleção foi composta de prova objetiva, com 70 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos, com duração de quatro horas. Conhecimentos Gerais incluiu Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática e Raciocínio Lógico. Em Conhecimentos Específicos, Conhecimentos em Informática, Conhecimentos Bancários e habilidades no atendimento.
A organizadora foi a Fundação Carlos Chagas. Para ser aprovado foi necessário atingir, no mínimo, 40% de acertos na prova de Conhecimentos Gerais, 50% em Conhecimentos Específicos e 50% da prova, como um todo. Em caso de empate na classificação final foi considerado, respectivamente, o participante com mais idade entre candidatos com mais de 60 anos, com maior número de acertos em Conhecimentos Específicos e maior número de acertos, respectivamente, em Conhecimentos Bancários, Habilidades no Atendimento, Conhecimentos em Informática, Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico.
0 comentários:
Postar um comentário