Cotas, em concurso, para negros e indígenas é aprovada na Alerj

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Após muito falatório e opiniões diversas dos deputados estaduais sobre o assunto, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, na última terça-feira, dia 18, o projeto de lei de nº 888/11, que reserva 20% das vagas de concursos públicos estaduais e de entidades da administração indireta para os candidatos que se auto-declararem negros ou indígenas. A auto-declaração, inclusive, foi um dos mais criticados tópicos da proposta.

O PL foi aprovado com emendas parlamentares, uma delas é a que estende a determinação também para seleções realizadas pelo Poder Legislativo. Os outros ajustes tratam de proibir a solicitação de enquadramento nas cotas após a inscrição no concurso e o envio de informações comprovadamente falsas ao Ministério Público. Além disso, fica instituído cota de apenas 10% nas seleções com oferta de, no máximo, vinte vagas.


O líder do Governo na Alerj, deputado André Corrêa, afirmou que ainda será preciso analisar a possibilidade de uma nova regra tratando da faixa de renda como critério para possuir o benefício.

Agora, a proposta segue para as mãos do governador do Estado, Sérgio Cabral, para ser sancionada. Ele terá, no máximo, 15 dias para úteis para publicar ou não a lei, porém é possível que a decisão seja dada antes do prazo, já que o governador se mostra favorável ao tema. Se aprovado o projeto de lei terá validade de dez anos.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.