Déficit na Receita Federal é de quase 50% do quadro

domingo, 20 de novembro de 2011

Com papel destacado na manutenção dos índices da arrecadação federal, o quadro de servidores da carreira de Auditoria da Receita Federal, composta pelos cargos de auditorfiscal e analista-tributário, sofre com uma defasagem que alcança quase a metade dos 37.419 cargos existentes em sua estrutura. A carreira conta com pedido em análise no Ministério do Planejamento para concurso em 2012 com 2.260 vagas, sendo 1.210 de auditor e 1.050 de analista.

O déficit é maior no cargo de analista, que tem ocupados apenas 7.532 das 16.999 posições, ficando em 55,69% (9.467 cargos vagos). No caso de auditor, estão preenchidos 12.046 dos 20.420 cargos existentes, uma defasagem de 41% (8.374 cargos). Os números transparecem a dimensão da necessidade de servidores na área fiscal da Receita.


O presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, Silvio Costa (PTB/ PE), afirmou que precisaria avaliar a relação custo-benefício da contratação de servidores para esses cargos para opinar sobre a importância do preenchimento das vagas, mas reconheceu a relevância da existência dos cargos ociosos. "A gente só pode criar cargos se aquele órgão público tiver necessidade", disse ele, lembrando que a criação de cargos passa pelo crivo do Congresso Nacional.

Na avaliação dos sindicatos representantes das categorias, há uma necessidade de contratação de mais de 2 mil servidores em cada um dos cargos. A situação tende a se agravar em função da previsão de um grande número de aposentadorias. Como já noticiou a FOLHA DIRIGIDA, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), Pedro Delarue, um estudo indica que 40% dos auditores do país irão se aposentar nos próximos cinco anos, o que representará a perda de cerca de 4.800 servidores (por volta de 960 a cada ano). Delarue acredita que tanto a autorização quanto o edital do novo concurso deverão sair no primeiro semestre do ano que vem.

E para garantir boas chances de conquistar uma das vagas que serão oferecidas, os interessados devem iniciar o quanto antes a sua preparação visando às provas do concurso, conhecidas pelo rigor das questões e pelo conteúdo programático extenso.

Ambos os cargos são abertos àqueles que possuem o ensino superior completo em qualquer área de formação. Aqueles que estiverem próximos de concluir o curso também poderão participar, uma vez que a escolaridade só precisará ser comprovado no ato da posse. As remunerações iniciais são de R$13.904 para auditor e R$8.300 para analista, estando entre as maiores oferecidas no Executivo federal.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.