BB: admissões terão início em junho

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Banco do Brasil (BB) realiza concurso público para escriturário, carreira inicial da instituição, que possibilita o rápido crescimento profissional. A boa notícia é que os aprovados na atual seleção deverão ser convocados a partir do mês de junho, quando será encerrado o cadastro da seleção anterior.
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o gerente executivo da Diretoria de Gestão de Pessoas do banco, Josimar de Gusmão Lopes, explicou que o banco tem o histórico de ter realizar concursos períodicos. “Para o banco, essa é a melhor dinâmica. Mesmo com um concurso próximo de acabar a validade, nós publicaremos o edital com antecedência, aproximadamente seis meses antes”, destacou. Ele ressaltou também que após um ano de atuação um escriturário já pode ser promovido.

FOLHA DIRIGIDA - Qual a importância deste concurso que o Banco do Brasil está realizando para escriturário?
Josimar de Gusmão Lopes - A importância é muito grande, não queremos que o BB fique sem cadastro de reserva, por isso sempre estamos renovando esse banco de aprovados. A dinâmica que o banco utiliza é de manter o cadastro de reserva, para substituir os afastamentos por aposentadorias ou demissões. Então, nós queremos manter sempre o cadastro de reserva ativo.

Qual é o perfil de funcionário que o banco procura?
Por meio da prova, o banco seleciona as pessoas que possuem o conhecimento mínimo exigido. No estágio, a gente apura outras competências que o banco entende que são necessárias para seus funcionários, como perfil de vendas, atendimento ao público, comunicação oral e escrita.

Quais as principais atribuições de um escriturário?
O escriturário vai fazer o atendimento ao público, vai manter quadros estatísticos do banco, fazer arquivos de documentos, é um trabalho mais rotineiro.

Como é o treinamento?
O funcionário já toma posse no nosso centro de treinamento. Ali ele permanece por duas semanas. Na primeira, ele treina seus conhecimentos teóricos, e a segunda é em laboratório, com computador, que simula o dia a dia de uma agência. Seis meses depois, ele volta e continua o treinamento.
O escriturário é o cargo de ingresso no Banco . Como ocorrem as promoções?
Todos os funcionários do banco entram pela mesma porta, todos nós somos escriturários. As funções comissionadas do banco estão em uma prateleira, o banco precisando, a aciona. Para acionar uma comissão, existe um aplicativo no banco chamado Talentos e Oportunidades. Esse aplicativo descreve cada funcionário e ali há registrado toda a experiência e o currículo de cada um. Para toda função há um tipo de perfil, onde contam conhecimento e a área de formação. Isso gera mais ou menos pontos para os funcionários. Feita esta conta, os 20 primeiros são promovidos pelo banco. Ou seja, o banco acredita que esses 20 primeiros são as pessoas aptas a exercer determinada função.

Em média, demora quanto tempo para o escriturário ter a sua primeira promoção?
Hoje em dia isso ocorre de forma muito rápida. O escriturário já pode ser promovido dentro do seu primeiro ano trabalhando no banco, mas também depende muito se vai surgir uma vaga e do perfil de cada um. Tem gente que até prefere não ser promovido, pensando em se enquadrar, mais tarde, em uma área em que ele tem formação. Mesmo não sendo muito usual, isso ocorre.

Embora o banco esteja com inscrições abertas para este novo concurso, os aprovados da seleção anterior que estão no cadastro de reserva poderão ser convocados até o término da validade?
Um concurso não invalida o outro. O banco chama os aprovados no último concurso até o último dia da validade, para depois começar a chamar os aprovados no novo concurso. Isso ocorre justamente para não sofrermos um vácuo de reserva. Então, a gente já realiza concurso antes do prazo de validade do concurso anterior acabar.

O resultado final do concurso deve sair no dia 7 de maio. A partir dessa data o banco já vai iniciar as convocações dos aprovados?
O concurso anterior termina o prazo validade em junho, então até junho nós vamos chamar as pessoas que foram aprovadas na última seleção. A partir do último dia do prazo, vamos começar a convocar os novos aprovados.

Qual orientação o senhor pode dar em relação ao edital?
É muito importante que o candidato leia o edital com atenção, porque há alguns critérios e detalhes. Por exemplo, é essencial que o candidato faça o concurso para o local onde ele deseja morar, porque depois, para ele sair, deve cumprir a regra contida no edital. Como o concurso é regional, o candidato deve tomar posse naquele estado que ele está concorrendo. Às vezes, a pessoa se candidata ao local em que é mais fácil passar, mas ela precisa ficar lá por dois anos, como consta no edital, e muita gente não dá atenção a isso. Quem quiser pode pedir transferência, mas tem um tempo mínimo para a pessoa trabalhar naquele lugar para onde se candidatou. Essa transferência é feita a partir de um aplicativo chamado Sistema Automático de Remoção, no qual a pessoa se inscreve para onde há vagas e o próprio sistema ranqueia, com alguns critérios, como o mais antigo, o que tem mais treinamento. Depois de dois anos, qualquer um pode pedir transferência, mas não basta querer, porque não necessariamente a pessoa vai mudar de lugar.

O BB costuma abrir, em média, 5 a 6 mil vagas todos os anos, só para reposição de pessoal. há uma projeção de contratações para 2012?
Recentemente, houve uma expansão grande, em que o banco contratou 10 mil funcionários. Então, este ano vai ser difícil haver uma expansão tão próxima da última. Essa contratação aconteceu voltada para o cliente, pensando em melhorar o atendimento do banco. A área competente chegou à conclusão de que havia a necessidade de contratar mais 10 mil funcionários. Além das aposentadorias que ocorrem normalmente, contratamos mais 10 mil funcionários, entre os anos de 2009 e 2010.

Em 2012, há alguma projeção de quantas agências serão abertas em todo o país?
Existe a possibilidade de novas agências serem abertas, mas não haverá uma expansão grande como a última. Então, não posso precisar quantas agências surgirão. Em 2011, por exemplo, o banco abriu 359 agências, e essa média pode continuar. O que influencia na decisão de abrir muitas ou poucas agências este ano é o fato de o banco ter assumido o Banco Postal, então estamos em todos os municípios via Banco Postal. Dessa forma, naturalmente, eu acredito que o banco possa dar uma freada em abrir novas agências, porque agora estamos em todos os municípios.

O BB passou a especificar um limite no número de classificados que farão parte do cadastro de reserva. O objetivo é, efetivamente, preencher esse quantitativo?
O limite foi feito justamente para não haver uma expectativa muito grande dos aprovados em serem convocados. Se nós temos uma reserva que, tradicionalmente, chama um determinado número de pessoas, não tem sentido colocarmos uma reserva com um número maior que esse e gerar uma expectativa no candidato. Então, foi nesse sentido que o banco resolveu estipular o máximo de reserva.

O edital do concurso estabelece que um quantitativo de 17.160 aprovados ficarão dentro do cadastro de reserva. Isso quer dizer que até 17.160 aprovados poderão ser convocados ao longo do prazo de validade?
Não diria que esse número será exatamente quantos aprovados serão convocados, mas todos farão parte de uma reserva técnica.

Há a possibilidade de um novo edital ser divulgado ainda este ano?
Nós já estamos abrindo novo concurso para as seleções que estão vencendo em 2012, que é esse que está em andamento.

O bb continuará com a política de realizar concursos periódicos, já que possui o objetivo de não deixar que o cadastro de reserva se esgote?
Exatamente. Para o banco essa é a melhor dinâmica. Mesmo com um concurso próximo de acabar a validade, nós publicaremos o edital com antecedência.

O prazo de validade dos concursos para Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe terminam no ano que vem, já com prorrogação. Isso quer dizer que em 2013 novos editais para estes estados serão divulgados?
Sim, os editais provavelmente serão divulgados seis meses antes de a validade de o concurso anterior acabar. Com certeza, para esses estados, os editais serão divulgados em 2013, porque queremos sempre deixar esse cadastro de reserva ativo.

Quais os principais benefícios oferecidos pelo banco?
O banco oferece muitos benefícios aos funcionários, como plano de saúde, cesta-alimentação de aproximadamente R$770, plano de previdência, possibilidade de bolsa de estudo, possibilidade de ascensão por meritocracia, plano odontológico, participação nos lucros e bolsa de idiomas.

Qual mensagem o senhor pode deixar para aqueles que sonham em ingressar no banco?
O Banco do Brasil é um bom emprego, pois é possível fazer carreira aqui dentro. O funcionário pode crescer, por conta do plano de carreiras bem estruturado e pelos benefícios que o banco oferece. A pessoa tem condições de trabalhar naquilo que ela sonha. Eu sugiro que os candidatos estudem bastante para serem aprovados e entrarem nessa empresa, que realmente é uma instituição diferenciada. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.