A Guarda Municipal (GM) do Rio de Janeiro planeja a realização de concurso, que poderá ser feito este ano, para o preenchimento de 2 mil vagas de guarda em 2013. A informação é do comandante da corporação, coronel Lima Castro, acrescentando que um grupo de estudos já analisa o edital da seleção anterior, para eventuais alterações, e as condições da GM. O comandante destacou a necessidade de os candidatos terem bons conhecimentos na área de informática, trânsito e, principalmente, novas tecnologias - uma boa dica para iniciar a preparação.
O concurso realizado em 2011 exigiu nível médio completo, idade entre 18 e 30 anos e estatura mínima de 1,65m para homem e de 1,60m para mulher, garantindo estabilidade, devido ao regime estatutário. A seleção ocorreu por meio de cinco etapas. A prova objetiva abordou os conteúdos de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Ética do Servidor na Administração, Língua Portuguesa e Informática. O piso atual é de R$1.824,28, incluindo vale-alimentação, encargo de risco e auxílio-transporte, informou a assessoria da GM.
Como o conhecimento das novas tecnologias é fundamental para os futuros guardas municipais, a FOLHA DIRIGIDA consultou o professor de Informática da Academia do Concurso e do Cpcon Roberto Andrade, que destacou os principais pontos e indicou a melhor forma de estudar esse conteúdo. "A primeira coisa é dividir o edital em etapas, separar em camadas a matéria, mas é importante não esquecer os conhecimentos clássicos. Há uma forte tendência de que as novas tecnologias sejam cobradas de forma mais elaborada, como o próprio comandante destacou. As novas tecnologias podem ser estudadas junto com o conteúdo de internet. O edital é bem exigente, e os guardas passam por um momento de atualização. O guarda 'moderno' precisa dominar a tecnologia."
Sobre o smartphone, o professor afirmou que "a diferença do smartphone para um telefone normal é que no primeiro você pode instalar softwares. Eles se comportam tais quais computadores, os telefones têm processador, sistema operacional, e isso é uma vantagem, porém, por causa disso, é necessário ter um antivírus e atentar para a segurança, pois ele tem as alegrias e tristezas de um computador. Nesse assunto, podem ser cobradas as questões da capacidade, praticidade, conectividade, mobilidade e sistema operacional (Android e iOS)."
Segundo o professor, o candidato deve estar atento ao conceito de wiki, redes sociais, serviços do Google, conceito da computação em nuvem, formatos de arquivo de aúdio e vídeo (mp3, avi), Youtube, HTML5, uso da tecnologia, codec, fórmulas de Excel e planilhas eletrônicas. O material didático, acrescenta, deve estar atualizado, pois as apostilas antigas não mencionam as novas tecnologias. Os interessados podem estudar pelo Caderno de Testes da FOLHA DIRIGIDA, apostilas a partir de 2010 e pelo site do professor Roberto, que contém exercícios online.
O professor deixou uma mensagem aos candidatos que estão interessados no concurso a GM do Rio de Janeiro. "Eu recomendo que mesmo que tenha pouco tempo, o candidato concentre os estudos na realização de questões. Atualize o material didático utilizado, aumente o número de questões trabalhadas. Dessa forma, o candidato passa um pente fino na matéria e aprende da melhor maneira. A ansiedade atrapalha, por isso, o segredo é fazer a prova envelhecer, praticando muitas questões, assim, a prova deixa de ser uma surpresa, pois o candidato reconhece a maioria das questões."
Serviço
Site do professor: www.robertoandrade.com.br Fonte : Folha Dirigida
Comissão já estuda normas para concurso da Guarda-Rio
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Marcadores: Concurseiros, Guarda Municipal, Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário