Ministério da Fazenda: Assistente terá edital divulgado em breve

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quem tem o nível médio e tem como objetivo a conquista de um emprego na esfera federal deve considerar o concurso para assistente técnico-administrativo do Ministério da Fazenda, cujo edital para 463 vagas deverá ser divulgado muito em breve. Pela autorização concedida pelo Ministério do Planejamento, o Ministério da Fazenda tem até novembro para divulgar o edital do concurso. No entanto, o documento deverá ser divulgado bem antes deste prazo.

O principal motivo é que o Ministério da Fazenda precisa atender a um acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para substituir terceirizados até odia 31 de dezembro. Se o edital só sair em novembro, ão daria tempo suficiente para receber as inscrições, aplicar provas e dar posse ao aprovados. Sendo assim, para que o acordo seja cumprido, o edital do concurso precisará ser divulgado logo no início do próximo semestre. Além disso, outra fator que evidencia que o documento será divulgado muito em breve é que a portaria que autorizou o concurso permite que a nomeação dos aprovados possa acontecer a partir de outubro.

A expectativa é de que nos próximos dias o Ministério da Fazenda oficialize a Esaf como organizadora do concurso, banca que tradicionalmente fica à frente de todas as seleções realizadas pela pasta. Também é aguardada com muita ansiedade, por parte dos concurseiros, a distribuição das 463 vagas pelos estados. Na última seleção, realizada em 2009 para 2 mil oportunidades, as maiores ofertas foram para cSão Paulo (368), Rio de Janeiro (226) e Minas Gerais (217).

A remuneração inicial da carreira é de R$2.690,02 (incluindo auxílio-alimentação de R$304). Um outro atrativo do concurso é a possibilidade de conquistar a estabilidade empregatícia, já que a contratação ocorrerá pelo regim estatutário. No concurso de 2009, que reuniu 573.566 inscritos, os candidatos foram submetidos somente a provas objetivas, com questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo e Conhecimentos Básicos de Informática e de Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Previdenciário.


Assistente técnico-administrativo: programa do último concurso

Em qualquer concurso, a base do sucesso é o estudo antecipado. Por isso, para que os futuros candidatos a assistente técnico-administrativo possam ter uma boa preparação, FOLHA DIRIGIDA publica o programa do concurso realizado em 2009. Com base no conteúdo abaixo, planeje os estudos com calma e saia na frente.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão textual. 2. Ortografia. 3. Semântica. 4. Morfologia. 5. Sintaxe. 6. Pontuação.

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO: 1. Estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação. 3. Diagramas lógicos. 4. Álgebra linear. 5. Probabilidades. 6. Combinações.

INFORMÁTICA BÁSICA: 1. Conceitos básicos. Hardware e Software. 2. Ferramentas básicas: Sistema Operacional Windows e Linux, BrOffice, Processador de Textos Word e Planilha Eletrônica Excel. 3. Conceitos de Internet: e-mail e navegadores. 4. Conceitos de Tecnologia da Informação: Sistemas de Informações, Conceitos básicos de Segurança da Informação e de Software Livre. 5. Redes de Computadores: Conceitos básicos.

DIREITO ADMINISTRATIVO E DIREITO CONSTITUCIONAL
Administrativo: 1. Lei nº. 8.112/90. 2.Teoria Geral do Ato Administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos e convalidação do ato administrativo. 3. Poderes da Administração. 4. Discricionariedade e Vinculação. 5. Processo Administrativo, Lei nº. 9.784/99. 6. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº. 1.171, de 22/06/94. 7. Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990: Capítulo I, Seção II - Dos crimes contra a Ordem Tributária praticados por Funcionários Públicos. 8. Lei nº8.429, de 02 de junho de 1992 - Dispõe sobre a Improbidade Administrativa. 9. Portaria SRF nº 782, de 20 de junho de 1997, artigos 23 a 30 - Da responsabilidade pelo Acesso Imotivado pelo Servidor aos Sistemas Informatizados da Secretaria da Receita Federal.
Constitucional: 10. Os poderes do Estado e as respectivas funções. 11. Normas Constitucionais. 12. Controle de Constitucionalidade de Atos Normativos. 13. Poder constituinte. 14. Princípios constitucionais. 15. Análise do princípio hierárquico das normas. 16. Princípios fundamentais da CF/88. 17. Direitos e garantias fundamentais. 18. Organização político-administrativa do Estado. 19. Administração Pública na CF/88. 20. Organização dos Poderes. O Poder Legislativo. O Poder Executivo e o Poder Judiciário.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE DIREITO:
Tributário: 1. Tributo: conceito e classificação. 2.Limitações constitucionais do poder de tributar. 3. Tributos de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 4. Obrigação tributária principal e acessória. 5. Fato gerador da obrigação tributária. 6. Sujeição ativa e passiva. 7. Capacidade tributária. 8. Domicílio tributário. 9. Crédito tributário: conceito e constituição. 10. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento. 11. Hipóteses de alteração do lançamento.12. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 13. Extinção do crédito tributário e suas modalidades. 14.Exclusão do crédito tributário e suas modalidades. 15. Administração tributaria: fiscalização; dívida ativa; certidão negativa.
Previdenciário: 16. Seguridade social. 16.1. Conceituação. 16.2. Organização e princípios constitucionais. 17. Regime Geral de Previdência Social. 17.1. Segurados obrigatórios. 17.2. Conceito, características e abrangência: empregado, doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial. 17.3. Segurado facultativo: conceito, características. 17.4. Trabalhadores excluídos do Regime Geral.18. Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 19. Financiamento da seguridade social. 19.1.Receitas da União. 19.2. Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 19.3. Salário-de-contribuição. 19.3.1. Conceito. 19.3.2. Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 19.3.3. Proporcionalidade. 19.4. Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 19.4.1. Obrigações da empresa e demais contribuintes. 19.4.2. Prazo de recolhimento. 19.4.3.Recolhimento fora do prazo: juros, multa. 19.4.4. Obrigações acessórias. 20. Retenção e Responsabilidade solidária: conceitos, natureza jurídica e características. 21. Reembolso de pagamento.
Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.