GM-Rio: 2 mil vagas de nível médio. Edital em junho

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O edital do concurso para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM) está previsto para ser divulgado até o fim de junho, de acordo com fontes ligadas à corporação. Anteriormente, o comandante, coronel Lima Castro, informara que existe uma possibilidade real de o concurso ser realizado este ano e que já estão acontecendo reuniões para estudar o edital e as possíveis modificações em relação ao anterior. O comandante destacou que se o concurso for realizado, a GM cumprirá a Lei nº 5.401, de 14 deste mês, que reserva 20% das vagas nos concursos em geral para negros e índios. Dessa forma, das 2 mil oportunidades, 400 serão para esse grupo.

Com essas 2 mil vagas, a GM terá um total de 10 mil guardas distribuídos pelo Rio de Janeiro até o segundo semestre de 2013. Eles possuem estabilidade, devido ao regime estatutário, e a carga de trabalho é de 44 horas semanais. O piso é de R$1.824,28, incluindo vale-alimentação, auxílio-transporte e encargo de risco. A seleção realizada em 2011 exigiu nível médio completo, idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,65m para homem e de 1,60m para mulher e carteira nacional de habilitação, categoria B. Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, exames antropométricos e físicos, avaliação psicológica, exame social e documental e curso de formação. A GM, agora, segundo seu comandante, deseja guardas com um novo perfil: idade até 30 anos, características militares, facilidade com smartphones e, principalmente, bons conhecimentos na área de novas tecnologias.

Confira dicas de Direito Administrativo

O professor de Direito Administrativo e Constitucional Rodrigo Motta, que leciona em cursos preparatórios como o Multiplus, PLA, Centro de Estudos Guerra de Moraes (CEGM) e Foco, entre outros, dá orientações aos interessados no concurso para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro. “São três os principais pontos da última prova. O primeiro é Princípios da Administração Pública, priorizando os princípios expressos no Artigo 37º da Constituição Federal. Essa parte serve de fundamento para o estudo de outros pontos da matéria.”

“O segundo ponto é Atos Administrativos, destacando suas características e elementos. E por último, os Poderes Administrativos, matéria na qual o candidato tem maior compreensão após estudar Atos Administrativos. Dentro de Poderes, é importante estudar o Poder da Polícia. No total foram 10 questões, ressaltando que algumas de Ética envolviam Direito Administrativo”, completa o professor.

O especialista ainda indica que além dos três pontos destacados é preciso estudar Características das Entidades da Administração Pública, Responsabilidade da Administração Pública, Estatuto do Servidor e Agentes Públicos, tópico em que o candidato pode ser questionado sobre a estabilidade, cargo público e o que é um servidor.

“Como diz a máxima do concurso, ‘só não passa quem desiste’, os candidatos precisam acreditar efetivamente na vaga, organizar uma grade de estudo, definir as matérias que serão estudadas e sempre estudar mais de uma por dia, mesmo que o tempo seja pouco. É importante iniciar os estudos baseado na bibliografia indicada no edital e fazer uma leitura exaustiva da lei”, encerra o professor. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.