Receita Federal: Contabilidade Geral e Direito Tributário: consulte as dicas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O concurso para analista e auditor da Receita Federal é um dos mais importantes do país, pois garante ao aprovado a possibilidade de ganhos tentadores. Mas, não é fácil ser classificado em meio a um número enorme de candidatos, levando vantagem os que se dedicam às disciplinas de Direito Tributário e Contabilidade Geral, por exemplo. Para ajudar nos estudos, a FOLHA DIRIGIDA entrevistou dois especialistas: na área tributária, o professor Alexandre Lugon; em Contabilidade, Adalmir Guimarães, que anteciparam dicas para quem quer os tão sonhados cargos.

Direito Tributário - Alexandre Lugon (auditor fiscal da Receita Federal e professor do Canal dos Concursos)
"Para os dois cargos as fontes de consulta são as mesmas, o Código Tributário Nacional (CTN) e a Constituição Federal. O ideal é que o estudo seja focado nos temas básicos e mais relevantes dos programas. Como pontos comuns destaco a definição e a natureza jurídica do tributo, as espécies tributárias, a repartição de competência tributária entre as entidades da Federação, os princípios constitucionais tributários e das hipóteses de imunidade tributária. Além disso, devem ser estudadas as normas jurídicas aplicadas no Direito Tributário (legislação tributária), bem como a relação jurídica utilizada pelo Direito Tributário (obrigação tributária); nesta última, enfatizando os elementos estruturais (o fato gerador, sujeitos ativo e passivo, e prestações). É importante também estudar o capítulo do crédito tributário (constituição, exclusão e extinção) e as modalidades de suspensão da sua exigibilidade. Também é necessária a leitura das regras de Administração Tributária no CTN. A maior intensidade de conteúdo e questões estão nos capítulos referentes à repartição de competência tributária (incluindo os princípios constitucionais tributários e imunidades), bem como o capítulo do crédito tributário. Enfim, pelos últimos editais, a principal diferença nos programas dos dois cargos é para a função de auditor. Ele deve se aprofundar nos estudos de cada imposto federal, estadual e municipal, nas contribuições federais e nas hipóteses de “responsabilidade tributária”.

Contabilidade Geral - Adalmir Guimarães (professor da Degrau Cultural)
"Eu aconselho aos candidatos que almejam os cargos de analista e auditor fiscal o estudo das atualizações feitas pelo Comitê de Pronunciamentos Contáveis (CPC) e, principalmente as informações referentes ao IFRS (International Financial Reporting Standards), sem contar que sempre caem questões referentes a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa). As atualizações do CPC, com certeza, são cobradas. Quanto a diferença no estudo para os cargos de auditor e analista, ela não existe, principalmente no que tange à parte conceitual e à prática referente a Contabilidade Geral. O que diferencia é a parte específica a ser cobrada para auditor, mas para isso o principal é que o candidato atente para a normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). É importante destacar ao candidato que a qualidade na organização dos estudos é fundamental para o seu sucesso. Aconselho ainda que os concorrentes estudem pelas provas dos concursos anteriores, que envolvam questões de contabilidade, inclusive para auditores estaduais e receitas estaduais e municipais, pois permitem que o candidato se familiarize com os formatos das questões, atentando sempre para as alterações que ocorreram. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.