TRE-RJ: Direito Eleitoral: atenção especial à Resolução nº21.538/03

domingo, 20 de maio de 2012

O professor de Direito Eleitoral Luís Cláudio Pereira de Oliveira, que leciona em diversos cursos preparatórios do Rio de Janeiro, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, deu diversas dicas para quem está se preparando para o concurso de técnico judiciário do TRE-RJ. Segundo o especialista, a Resolução nº21.538/2003 do TSE foi um dos pontos mais recorrentes na prova do último concurso para o cargo e, por isso, os candidatos deverão fazer uma leitura bastante atenta do tema.

"A Resolução nº21.538 do TSE, que abrange assuntos como alistamento eletrônico, segunda via, transferência de domicílio e procedimento de revisão, todos de forma eletrônica, foi bastante explorada no último concurso do TRE do Rio de Janeiro, compondo 80% da última prova".

O professor afirma que vale atentar também para a Lei das Eleições (Lei nº9.504/1997), dando atenção especial para registro de candidatos, convenções partidárias, propaganda eleitoral, incluindo o capítulo que fala de crimes eleitorais. "Esse capítulo é inerente a todos os cargos, inclusive para técnico. Mesmo sendo esses os pontos mais importantes da Lei nº9.504/1997, outros também podem cair", destacou.

O especialista também cita a Lei da Inelegibilidade. "Com relação à Lei Complementar nº64/1990, que é a Lei da Inelegibilidade, todos os seus 28 artigos são muito importantes. É um continente de informações", disse o professor, destacando também que a Lei nº12.034/2009, que trata da Reforma Eleitoral, e a LC nº135/100, que é a Lei da Ficha Limpa, são pontos que devem ser incluídos nos estudos de quem vai realizar o consurso, já que são temas bem atuais.

Quanto ao curto prazo para se preparar, o professor acha que dá para cumprir todo o conteúdo especificado no edital se o candidato se organizar, dedicando pelo menos duas horas do seu dia para estudar o Direito Eleitoral. Luís Cláudio aconselha ao candidato que resolva as questões do concurso do TRE de 2006 e outras que caíram em provas anteriores elaboradas pelo Cespe/UnB.

"Como o Cespe/UnB é uma banca que gosta de cobrar questões que vão além do usualmente pedido em concursos ou do que é apenas citado na Legislação, é preciso estudar comentários e temas como jurisprudência e doutrina, apesar do cargo ser de nível médio. Conceitos básicos como sufrágio, voto, súmulas vinculantes do supremo e posicionamentos do TSE são alguns dos pontos básicos que devem ser estudados", finalizou. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.