TST: Técnico do TST destaca benefícios do cargo

terça-feira, 15 de maio de 2012

Técnico judiciário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) há três anos, Gabriel Jesus contou à FOLHA DIRIGIDA sobre a rotina de trabalho no órgão, os benefícios e vantagens oferecidos, além de dar dicas para aqueles que pretendem, como ele, prestar o concurso e ingressar no tribunal. "É importante estudar muito Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Direito Administrativo, até que saia o edital", aconselha.

Em que ano você fez o concurso? E quando foi convocado?
Participei em fevereiro de 2008, fui aprovado na primeira fase e depois convocado para a prova prática no mesmo ano, aguardando entre seis e oito meses para ser nomeado. Tomei posse e entrei em exercício em janeiro de 2009. Eram 96 vagas e fiquei classificado na posição 126º. Por esta razão, minha nomeação demorou um pouco, sendo chamado na terceira ou quarta chamada.

Encontrou um ambiente profissional mais promissor?
Eu morava em Feira de Santana (BA), natural de Salvador (BA), e a mudança valeu a pena. Aqui, os desafios são diários e os processos de mudança que acontecem na administração pública nos levam a uma busca constante por aperfeiçoamento profissional e crescimento pessoal. Desde que cheguei, em 2009, o TST já financiou mais de 20 cursos para o meu aperfeiçoamento. Penso que os órgãos da capital federal investem mais na formação de seus servidores que os de outras capitais e cidades interioranas.

Quais as vantagens em ser servidor do TST?
Na minha opinião, as principais vantagens são: carga horária reduzida; remuneração acima da média do setor privado para funções de nível médio; estabilidade após três anos de serviço; aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências por meio de ações de treinamento que geram benefícios também para a vida pessoal e profissional fora do órgão; bom ambiente de trabalho; e benefícios que nos ajudam a oferecer uma vida melhor para a família. Fiz essa escolha porque meu perfil profissional já não era adequado para uma carreira na área privada, que sempre visa ao lucro, sem levar em conta a carreira e as aspirações do funcionário.

A que benefícios tem direito no tribunal? Qual acha mais vantajoso?
No tribunal, nós temos a opção de utilizar um plano de saúde nacional muito bom, recebemos adicionais por ações de treinamento que participamos (até 3% do vencimento) e pelos cursos de especialização, mestrado e doutorado (de 7,5% a 12% sobre o vencimento), auxílio-alimentação (em torno de R$700), e outros benefícios definidos na lei. Considero o plano de saúde o mais importante porque visa a proteger o servidor e a família.

Como é a rotina de trabalho?
A rotina também depende da área na qual o servidor foi lotado. Se trabalha na informática, muitas vezes, terão que atuar nos feriados para atualizar e manter o parque tecnológico funcionando; se trabalha na parte de processos judiciais, terão que cumprir metas para dar vazão aos processos e acelerar os julgamentos sem prejudicar as partes; se trabalha na área administrativa, os desafios são constantes e, a depender da subárea, terão que usar mais horas do que as sete horas normais diárias. Por isso, é fundamental entender os desafios, responsabilidades e benefícios de cada área antes de escolher a que deseja trabalhar.

Alguma dica para quem pretende fazer o concurso?
Antes do edital ser lançado, é importante responder ao máximo de provas anteriores da banca que irá organizar o concurso, identificar, após as correções das provas, os assuntos que ainda não domina, pesquisar sobre eles usando livros, apostilas e internet, e estudar muito Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Direito Administrativo, até que saia o edital. Após o lançamento do concurso, é importante estudar todos os pontos do edital de forma contínua e organizada. Apesar das diferenças entre as disciplinas exigidas, as provas realizadas pelos tribunais regionais federais, eleitorais e do trabalho são ótimas para o estudo das disciplinas comuns citadas anteriormente.

Tem algo a dizer àqueles que pretendem ingressar no TST?
O TST tem a estrutura de uma grande empresa e por isso exige dos nomeados atitudes profissionais e excelência na realização de suas atividades. Quem deseja fazer parte desta corte deve saber que há muito trabalho a fazer. Mas o TST oferece meios e ferramentas para que o servidor possa realizar o trabalho da melhor maneira possível, desenvolver suas competências profissionais e obter realização e satisfação por meio de sua atuação, entendendo que a menor das tarefas realizadas contribui para que os objetivos organizacionais sejam alcançados e a sociedade, como um todo, seja beneficiada. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.