PF: Dicas de professor para concurso de escrivão da PF

terça-feira, 5 de junho de 2012

Para garantir uma das 350 vagas de escrivão no concurso da Polícia Federal é necessário se preparar atecipadamente e ficar atento aos pontos importantes do programa. Para auxiliar os candidatos, o professor Flávio Daher, delegado federal e coordenador do curso da Polícia Federal da Rede de Ensino LFG, aconselha os candidatos sobre o melhor modo de estruturar seus estudos. Daher ainda destaca o perfil da prova e as fases do concurso.

Perfil da organizadora e da prova
"A Banca Organizadora é o Cespe. Nas provas de Direito enfatiza posicionamento de Tribunais Superiores. As provas do Cespe são extensas e exaurem o candidato propositadamente – várias questões trazem textos que de nada servem para resolução das assertivas questionadas. Algumas pessoas orientam a fazer a prova do final para o começo, mas na verdade a pessoa deve fazer a prova da seguinte maneira: marcar todas as assertivas fáceis, em que o candidato tem certeza da resposta, e pular as difíceis, retornando a elas apenas quando finalizar todo o caderno de prova – assim o candidato na parte final da prova irá marcar as questões em que ele estatisticamente terá um resultado pior: fazer essas questões cansado, ou não ter tempo de fazê-las muda pouco a nota final do candidato – caso ele tente resolvê-las ainda no começo da prova o desgaste cumulativo irá comprometer a parte do caderno de prova deixado para o fim e algumas questões que ele com certeza acertaria ele irá errar pelo cansaço e pela falta de tempo."

Disciplinas que exigem maior atenção
"Dentre as onze que estão no último programa do concurso (Língua Portuguesa, noções de Informática, Arquivologia, Raciocínio Lógico, noções de Direito Penal, noções de Direito Processual Penal, Atualidades, noções de Administração, noções de Direito Administrativo, noções de Direito Constitucional e Legislação Especial) As disciplinas abordadas na prova tem seu grau de dificuldade relativizado de acordo com o perfil do candidato: concurseiro tradicional, concurseiro novato e formados em Direito. Para os formados em Direito as matérias de Informática, noções de Administração e Arquivologia são inequivocamente as mais difíceis. Para o tradicional e não formado em Direito, as matérias mais difíceis são Direito Penal e Arquivologia (que não cai em todo concurso). Para o concurseiro novato não é possível elaborar um diagnóstico."

Como se preparar para as seis fases do concurso (objetiva, discursiva, psicológica, exame médico, aptidão física, digitação) "As fases que realmente eliminam um grande número de candidatos são a prova (objetiva e discursiva) e o TAF. O aluno deve se concentrar nessa duas. E deve começar de imediato a preparação física caso já não tenha feito."

Como estruturar a preparação
"O candidato deve, caso não esteja trabalhando, separar duas horas no dia para a preparação física e destinar todo o restante do dia para os estudos para a fase objetiva e discursiva da prova. Um dia na semana ele não deve treinar a parte física e ele deve intercalar a preparação (um dia treina corrida e barra, no outro natação e salto por exemplo). A preparação para a prova deve ser dividida em um planejamento por etapas: o candidato separa todos os itens do edital, elenca que dia será o dia do estudo daquele item – estudado o item tempestivamente vencida está a etapa. Caso esteja trabalhando, ele deve fazer este planejamento com as horas que possui restante – e deve consultar um professor de cada matéria sobre a hierarquia de importância dos itens do edital para o caso de não ser possível vencer todas as etapas."

Pontos que exigem maior atenção
"O candidato deve ficar atento a sua evolução na parte física e nos conhecimentos para a prova. Realizar simulações da prova pode ser uma ferramenta positiva para tanto. A evolução rápida estimula o interessado – ele está no caminho certo – a evolução lenta pode demonstrar que algo está sendo feito errado e deve ser modificado." Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.