PF: Especialista orienta candidatos diante da suspensão da seleção

domingo, 15 de julho de 2012

A suspensão do concurso da Polícia Federal (PF) para escrivão, delegado e perito, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de liminar no último dia do prazo de inscrição (segunda-feira, dia 9), surpreendeu aqueles que se candidataram às 600 vagas oferecidas pelo departamento, que agora se perguntam qual será o futuro da seleção.

O concurso foi suspenso em função de reclamação ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pelo fato do departamento não ter reservado vagas para portadores de deficiência nos cargos em oferta. A Advocacia-Geral da União (AGU) prepara recurso contra a decisão e adiantou que a contestação demonstrará a compatibilidade constitucional da ausência de reserva de vagas para deficientes nos cargos da PF, devido à natureza das funções destes profissionais.

Para o advogado especializado em concursos públicos, José Manuel Duarte Correia, responsável pelo blog 'Espaço Jurídico' da FOLHA DIRIGIDA, não resta outra alternativa aos candidatos a não ser aguardar. “O concurso está paralisado por ordem judicial. A questão é altamente polêmica. Há quem entenda que o Ministério Público está coberto de razão, que teria que existir reserva de vaga. Portanto, existe uma probabilidade muito considerável de o edital ter que ser retificado e novas inscrições serem abertas”, disse o jurista.

Correia recomendou que os inscritos acompanhem as notícias sobre os desdobramentos do caso. A mesma orientação foi dada pela PF. Por meio de sua Assessoria de Imprensa, o departamento informou que qualquer novidade a respeito do assunto será comunicada por meio do perfil do órgão na rede social Twitter e no próprio site da instituição, além da imprensa.

No caso daqueles que preencheram o formulário de inscrição, mas ainda não efetuaram o pagamento da taxa, o que, de acordo com os editais, pode ser feito até o próximo dia 20, Correia foi enfático. "Se quiserem participar do concurso, essas pessoas têm que pagar a taxa no prazo estabelecido", frisou, argumentando que, no caso de o edital ser retificado, existe a possibilidade de ser aberto novo prazo de inscrição exclusivo para os deficientes.

O Cespe/UnB (organizador), por sua vez, ao ser questionado sobre o que os candidatos nessa situação devem fazer reforçou que a seleção está temporariamente suspensa e que os candidatos devem acompanhar novos comunicados no site do concurso.

Conforme decisão proferida pelo presidente do STF, ministro Ayres Britto, a suspensão do concurso vale até que sejam retificados os editais, estabelecendo a reserva de vagas aos candidatos especiais. O tribunal informou, no entanto, que não há prazo para que as retificações sejam feitas.

Já a AGU informou nesta quinta, dia 12, que não há data para a apresentação do recurso no STF, em virtude do recesso judiciário. Os trabalhos no tribunal serão retomados no dia 1º de agosto. As provas do concurso estavam previstas para o dia 19 do mesmo mês. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


1 comentários:

Anônimo disse...

Como podemos pagar pela inscrição do concurso sem ao menos ter certeza da data da realização do certame? É um absurdo! O ideal seria retificar o edital (se necessário) e reabrir o prazo para inscrições.

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.