TRE-RJ: veja tópicos mais prováveis de Direito Eleitoral

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Para quem quer trabalhar em um órgão como o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), entender e estudar Direito Eleitoral é fundamental. FOLHA DIRIGIDA buscou um especialista no assunto, professor Dirceu de Barros, que destacou os pontos que mais deverão ser pedidos na prova objetiva do concurso para o TRE-RJ e falou sobre o que mudou do programa anterior para o atual.

"Substancialmente, no que concerne a novas matérias, não ocorreram grandes mudanças em relação ao conteúdo do concurso anterior. O problema é que as disciplinas da seleção anterior hoje estão com interpretações doutrinária e jurisprudencial diferentes, pois ocorreram sensíveis alterações no Direito Eleitoral com o advento da Lei da Ficha Limpa", observou, ressaltando os assuntos que devem receber maior atenção dos candidatos.

"Com exceção dos cargos da área judiciária, os pontos mais importantes são: Órgãos da Justiça eleitoral; Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tribunais regionais eleitorais (TRE), juízes eleitorais e juntas eleitorais (composição, competências e atribuições); Alistamento eleitoral; Domicílio eleitoral; Restrição de direitos políticos; Elegibilidade; Inelegibilidade; Partidos políticos; Propaganda partidária; Registro de candidatura; Votação; Diplomação dos eleitos; Nulidades da votação e Garantias eleitorais; Já na área judiciária, os pontos mais importantes são os que envolvem o Direito Processual Eleitoral", disse o professor.

Dirceu conta que, diferentemente das demais bancas examinadoras, os concursos elaborados pelo Cespe/UnB não exploram muito a legislação “seca”, ou seja, os textos das leis. "A supracitada banca examinadora explora posições doutrinárias e, principalmente, jurisprudência dos Egrégios Tribunais Superiores". Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.