Ibama: Ainda faltam 205 vagas de técnicos

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cercado de grande expecativa, até por ser o primeiro da história do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o concurso público para técnico administrativo tem o objetivo de preencher 300 vagas, para substituição dos funcionários irregularmente terceirizados. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, por e-mail, o coordenador de Gestão do Desempenho dos Recursos Humanos da autarquia, Albert de Jager, disse que considera a seleção muito importante. Porém, afirmou que o Ibama precisaria de pelo menos 505 novos servidores nesse cargo. Albert falou também da homologação do concurso e das nomeações, de outra seleção autorizada pelo Ministério do Planejamento, para analista ambiental, e revelou que o Ibama aguarda autorização para realizar outro concurso, para analista administrativo, cujo pedido foi feito juntamente com o de técnico.

FOLHA DIRIGIDA - O concurso público para técnico administrativo do Ibama é o primeiro para esse cargo na história do órgão. Qual a importância dessa seleção?
Alberta de Jager - Fundamental, pois, depois de uma longa batalha, o Ibama consegue fazer o primeiro concurso na área de gestão administrativa.

As 300 vagas oferecidas serão para substituir todos os terceirizados?
Todas as vagas serão para a substituição dos trabalhadores terceirizados que executam atividades em desacordo com a legislação vigente.

Há técnicos administrativos na ativa, oriundos de outros órgãos da administração pública?
Sim, são todos. Muitos oriundos do IBDF, Sema, Sudepe e Sudhevea, órgãos que deram origem ao Ibama.

A autarquia precisa de quantos funcionários para que o trabalho possa fluir de forma satisfatória?
Desde a criação da carreira de especialista em meio ambiente, em 2002, já superamos mil vacâncias, sendo 505 apenas no cargo de técnico administrativo. Necessitamos, no mínimo, dessa reposição nesse cargo.

A previsão inicial era que todos os estados fossem contemplados, o que não ocorreu. Por quê?
Não foi bem assim. A expectativa era que fosse autorizado o pedido encaminhado em outubro de 2010, via Aviso MMA nº 242/10, com 38 cargos de analista administrativo e 324 de técnico administrativo, considerando aposentadorias e vacâncias. Esse pedido atendia aos 27 estados. Contudo, a autorização da Portaria do nº 44/2012, do Ministério do Planejamento, condicionou a substituição dos trabalhadores terceirizados. Portanto, foi adotado o critério de colocar vagas nos estados em que temos trabalhadores terceirizados para substituição. E assim foi feito.

Além do técnico administrativo e do analista ambiental, o Ibama fez o pedido de concurso para analista administrativo ao Ministério do Planejamento. Alguma novidade?
Estamos aguardando a autorização desse concurso, que também é importante para o Ibama.

Por que o Rio de Janeiro recebeu apenas seis vagas?
O quantitativo destinado ao Estado do Rio de Janeiro foi proporcional aos trabalhadores terceirizados para substituição.

As vagas do estado serão apenas para a superintendência ou também para as unidades e bases avançadas? Já há uma definição quanto a isso?
Isso consta no edital. O quadro de vagas no subitem 4.1, e o detalhe da nomeação do subitem 4.2.3, que citamos: "Os candidatos aprovados serão alocados nas unidades descentralizadas (Superintendências, Gerências Executivas, Unidades Avançadas, Centros Especializados) e na Administração Central do Ibama". Temos vagas em mais de 40 cidades.

Como foi pensada a distribuição de vagas pelo país? Quais fatores foram determinantes para definir o número de vagas que cada estado e o Distrito Federal receberam?
O quantitativo foi proporcional aos trabalhadores terceirizados para substituição. Não podíamos fugir disso.

Os vencimentos inicias são de R$2.580,72, já incluídos o auxílio-alimentação e as gratificações. Há um plano de cargos e salários no Ibama, para que o servidor se sinta motivado?
Sim, o Ibama tem a carreira de especialista em meio ambiente. O cargo de técnico administrativo consta com quatro classes, e até quatro padrões por classe. Maiores detalhes podem ser conhecidos com uma consulta à Lei nº 10.410/02.

O resultado final da prova objetiva e a convocação para a perícia médica estão marcados para o dia 19 de novembro. Quando o concurso será homologado?
Será homologado em conjunto com o resultado final da perícia médica, ainda este ano.

Qual é a previsão para o início das convocações? Quantos aprovados o Ibama pretende chamar de imediato?
A expectativa é que a autorização do Ministério do Planejamento seja dada ainda este ano. Nomearemos assim que a legislação eleitoral permitir e no quantitativo máximo de 300 cargos.

Como serão feitas as nomeações?
As nomeações serão feitas através de publicação de portaria de nomeação, que estará disponível no Diário Oficial da União (DOU) e no nosso site.

Há verba orçamentária para todas as convocações?
Sim. O recurso foi previsto na Lei Orçamentária Anual e não haverá problemas para as contratações.

Todos os órgãos federais podem solicitar ao Ministério do Planejamento um adicional de 50% das vagas, para chamar mais concursados. O Ibama vai fazer uso disso, de forma que possa convocar mais 150 aprovados?
Isso não depende de nós, mas de autorização do Planejamento.

Outro concurso já autorizado é para analista ambiental, com oferta de 108 vagas. Quando será anunciada a organizadora? Será também o Cespe/UnB?
Estamos ainda em fase de discussão. Não fechamos com qualquer organizadora ainda.

De acordo com a portaria do Ministério do Planejamento que autorizou a seleção, o edital deverá ser publicado até o dia 30 de outubro. Já há alguma previsão de publicação do documento?
Sim, estamos trabalhando para que o edital do concurso público para analista ambiental seja publicado no início de outubro.

Qual é a carência de pessoal nesse cargo? As 108 vagas irão suprir as necessidades do órgão?
Tamanha. Não, necessitamos de mais analistas ambientais.

Como a falta de pessoal prejudica o bom andamento dos trabalhos? De que forma isso afeta a sociedade?
Os servidores estão sobrecarregados de serviço. Mesmo assim continuamos atendendo à demanda da sociedade.

Já foi feito um levantamento onde há mais carência? Quais estados serão contemplados?
Sim, esse levantamento já foi realizado, mas para saber quais estados serão contemplados deve-se aguardar a publicação do edital.

A distribuição das vagas já foi definida? Que estado ganhará mais servidores?
Sim, já foi definida, mas será de conhecimento apenas com a publicação do edital.

O conteúdo programático do último concurso, realizado em 2008, será mantido para a próxima seleção ou haverá alterações? Serão cobradas as mesmas disciplinas? Alguma outra será incluída?
Não, nem todos os temas carecem de pessoal. Aquele edital foi aproveitado para o ano de 2008. Já o concurso deste ano será de acordo com a realidade atual.

Quanto o analista ambiental recebe de salário e gratificações?
A remuneração inicial prevista, já inclusos gratificação e auxílio-alimentação, é de R$5.441,24.

Quais são as vantagens de trabalhar no Ibama?
Trabalhar no Ibama é ter todas as vantagens do serviço público federal, acrescidas das peculiaridades de trabalhar num órgão que defende a natureza para as presentes e as futuras gerações.

Que perfil de servidor público o senhor espera que chegue à autarquia?
Estamos esperando um servidor comprometido, dedicado e defensor do desenvolvimento sustentável.

Que mensagem o senhor pode dar para quem participará dos dois concursos e sonha em se tornar um servidor público do Ibama?
Quem pretende se tornar um servidor público do Ibama deve ter em mente que a área ambiental é promissora, tema fundamental para o desenvolvimento humano e transversal às demais área de conhecimento.

Qual será o prazo de validade do concurso de analista ambiental?
Esse concurso terá a validade de dois anos. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.