Banco do Brasil: Professor dá dicas para prova de Português

sábado, 8 de dezembro de 2012

Por Laís Azevedo - lais.azevedo@folhadirigida.com.br



A prova objetiva do concurso para o Banco do Brasil (BB) será aplicada no dia 13 de janeiro. Com isso, os candidatos terão bastante tempo para se preparar bem e garantir uma boa nota. Para esclarecer algumas dúvidas sobre a disciplina de Língua Portuguesa, o professor do NUCE Concursos, Tiago Xavier, aponta os principais assuntos que poderão ser cobrados e como o aluno deve organizar sua rotina de estudos.


Para o educador, a principal tarefa a ser feita para garantir um bom desempenho na prova de Português é ler. Segundo ele, o "concurseiro" deve focar em textos informativos. Além disso, Tiago diz que o aluno deve reservar pelo menos, quatro horas do dia para se dedicar aos estudos.


Muitos candidatos preferem fazer um curso preparatório a fim de aprimorar mais seus conhecimentos e estudar de forma mais eficaz. Na opinião do professor, o curso pode ser muito importante, pois os alunos costumam reclamar do desânimo e do sono que sentem ao estudar em casa. Para ele, quem se prepara sozinho tem uma dificuldade maior em organizar seu horário e pode acabar dando prioridade a outras tarefas. O "concurseiro" precisa ser disciplinado. Sua aprovação dependerá exclusivamente do seu empenho dentro e/ou fora de um curso preparatório", afirma.


As vagas oferecidas no concurso são para o cargo de escriturário, cujo uma de suas funções é redigir e preencher formulários entre outros documentos. De acordo com Tiago, esse profissional tem relação direta com a escrita diariamente, e isso justifica a cobrança da matéria de Português e também da redação. "Seria inadmissível, portanto, que fosse selecionado um candidato que não tivesse familiaridade com a produção de textos", comenta.


Como organizadora da seleção, foi escolhida a Fundação Carlos Chagas (FCC). Segundo o professor, a FCC vem surpreendendo a cada prova, pois era conhecida por ser uma banca previsível na hora de formular as questões. "Praticamente sabíamos o que seria cobrado e como seria cobrado. Hoje o candidato deve ficar atento, pois as provas podem vir com muitos textos e com questões muito trabalhosas", alerta.


Na hora de resolver as perguntas da avaliação, é interessante que o concorrente comece a responder as que ele julgar mais fáceis. "O psicológico do "concurseiro" também aparece como fator decisivo. Portanto é necessário paciência e concentração para resolver questões mais difíceis e com muitos detalhes", destaca Tiago.



Os assuntos da matéria de Português geralmente se repetem nas provas, independentemente da organizadora do concurso. O educador destaca os temas de fonética e figuras de linguagem, pois não costumam ser muito cobrados e podem surpreender os alunos. "O candidato deve dar maior atenção ao conteúdo de figuras de linguagem, pois é relativamente difícil de compreender. Além desses, Tiago ressalta que os assuntos de acentuação, concordância nominal e verbal, regência, crase, pontuação e
valor semântico das palavras também podem ser cobrados. "É fundamental, portanto, trabalhar com exercícios", conclui. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.