Por Laís Azevedo - lais.azevedo@folhadirigida.com.br
A prova objetiva do concurso para o Banco do Brasil (BB) será aplicada no dia 13 de janeiro. Com isso, os candidatos terão bastante tempo para se preparar bem e garantir uma boa nota. Para esclarecer algumas dúvidas sobre a disciplina de Língua Portuguesa, o professor do NUCE Concursos, Tiago Xavier, aponta os principais assuntos que poderão ser cobrados e como o aluno deve organizar sua rotina de estudos.
Para o educador, a principal tarefa a ser feita para garantir um bom desempenho na prova de Português é ler. Segundo ele, o "concurseiro" deve focar em textos informativos. Além disso, Tiago diz que o aluno deve reservar pelo menos, quatro horas do dia para se dedicar aos estudos.
Muitos candidatos preferem fazer um curso preparatório a fim de aprimorar mais seus conhecimentos e estudar de forma mais eficaz. Na opinião do professor, o curso pode ser muito importante, pois os alunos costumam reclamar do desânimo e do sono que sentem ao estudar em casa. Para ele, quem se prepara sozinho tem uma dificuldade maior em organizar seu horário e pode acabar dando prioridade a outras tarefas. O "concurseiro" precisa ser disciplinado. Sua aprovação dependerá exclusivamente do seu empenho dentro e/ou fora de um curso preparatório", afirma.
As vagas oferecidas no concurso são para o cargo de escriturário, cujo uma de suas funções é redigir e preencher formulários entre outros documentos. De acordo com Tiago, esse profissional tem relação direta com a escrita diariamente, e isso justifica a cobrança da matéria de Português e também da redação. "Seria inadmissível, portanto, que fosse selecionado um candidato que não tivesse familiaridade com a produção de textos", comenta.
Como organizadora da seleção, foi escolhida a Fundação Carlos Chagas (FCC). Segundo o professor, a FCC vem surpreendendo a cada prova, pois era conhecida por ser uma banca previsível na hora de formular as questões. "Praticamente sabíamos o que seria cobrado e como seria cobrado. Hoje o candidato deve ficar atento, pois as provas podem vir com muitos textos e com questões muito trabalhosas", alerta.
Na hora de resolver as perguntas da avaliação, é interessante que o concorrente comece a responder as que ele julgar mais fáceis. "O psicológico do "concurseiro" também aparece como fator decisivo. Portanto é necessário paciência e concentração para resolver questões mais difíceis e com muitos detalhes", destaca Tiago.
Os assuntos da matéria de Português geralmente se repetem nas provas, independentemente da organizadora do concurso. O educador destaca os temas de fonética e figuras de linguagem, pois não costumam ser muito cobrados e podem surpreender os alunos. "O candidato deve dar maior atenção ao conteúdo de figuras de linguagem, pois é relativamente difícil de compreender. Além desses, Tiago ressalta que os assuntos de acentuação, concordância nominal e verbal, regência, crase, pontuação e
valor semântico das palavras também podem ser cobrados. "É fundamental, portanto, trabalhar com exercícios", conclui. Fonte : Folha Dirigida
Banco do Brasil: Professor dá dicas para prova de Português
sábado, 8 de dezembro de 2012
Marcadores: Banco do Brasil, BB, Concurseiros, CONCURSO PÚBLICO, Dicas, Notícias, PROVA OBJETIVA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário