MP-CE: MP-CE: edital para área de apoio sai ainda este mês

sábado, 8 de dezembro de 2012

Sete anos após a realização de seu último concurso para a área de apoio, o Ministério Público do Estado do Ceará, vai abrir uma nova seleção. E os candidatos que já aguardam ansiosos pela divulgação do edital podem intensificar os estudos. De acordo com o promotor de justiça e presidente da comissão de concurso, Luiz Eduardo dos Santos, chegou a hora de respirar aliviado: dentro de alguns dias, o documento será lançado.

"A intenção é que seja lançado, no máximo, até dia 19. Nós estamos apenas aguardando o recebimento do documento para avaliar os detalhes e comparar com os recursos interpostos no último concurso. Esta é uma maneira de diminuir as chances de erro. Estou lutando por esta seleção desde maio, mas estamos muito próximos de lançá-la", garante o procurador.

A expectativa é que sejam oferecidas 55 vagas, sendo 52 para o cargo de técnico ministerial (nível médio) e três para analista (nível superior). Porém, se basear no número de servidores convocados no último concurso pode ser um estímulo a mais, já que, em 2005, 382 aprovados ingressaram no órgão, ou seja, 30 servidores a mais do que previa o edital.

De acordo com informações anteriores da assessoria de comunicação do órgão, a Fundação Carlos Chagas seria a responsável pelo concurso. No entanto, segundo o promotor, esta notícia só será confirmada depois do lançamento do edital.

Os vencimentos são atrativos: para aqueles que ingressarem como técnicos, o salário inicial gira em torno de R$2.274,07. Já os analistas, recebem, aproximadamente, R$3.738,71. O valor correto ainda não foi divulgado já que, recentemente, um reajuste salarial foi concedido aos profissionais do órgão. Além do vencimento inicial, os novos servidores contam com chances de crescimento ao longo da carreira.

"Temos planos de carreiras para essas áreas, além dos direitos estabelecidos pela lei como plano de aposentadoria, férias e 13º salário. Mas gostaria de destacar que promovemos treinamentos constantes para a melhoria dos nossos servidores", garante o promotor e presidente da comissão.

Em entrevista recente, Luiz Eduardo também orientou aqueles que desejam ingressar no MP. "Existem candidatos que já estão se preparando para as provas há algum tempo. Para os que desejam seguir esse caminho, se basear no último edital é uma alternativa, porém lembramos que o documento deverá ser complementado, até porque algumas leis mudaram do último concurso para cá".

Último concurso

Distribuídas entre os cargos de técnico e analista ministeriais, as 352 vagas ofertadas em 2005 pelo Ministério Público do Ceará foram preenchidas por servidores de nível médio e superior, respectivamente. No entanto, a defasagem de pessoal do órgão permitiu a contratação de 30 servidores além do previsto no edital.

Na ocasião, o concurso foi organizado pela Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP). Os candidatos de nível superior puderam optar entre as áreas Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Ciências Econômicas, Ciências da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e Direito.

E, para avaliar o nível de conhecimento dos candidatos, uma avaliação objetiva contendo entre 60 e 80 questões foi aplicada. Em comum para todos os cargos, questões de Língua Portuguesa, Informática e Direito Constitucional. Além dessas, dependendo do cargo, os candidatos também tiveram que responder a questões sobre Direito Administrativo, Legislação do Ministério Público, inclusive, no âmbito do Estado do Ceará e, no caso doa analistas, conhecimentos técnicos em suas respectivas áreas de bacharelado. O concurso teve validade de dois anos, prorrogável por mais dois anos. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.