BNDES: Expectativa é de muitas contratações, afirma diretor. Prazo segue aberto

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O chefe do Departamento de Administração de Recursos Humanos da área de Recursos Humanos (ARH/DERHU) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Alberto de Lazari dos Santos, afirmou, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, que a expectativa é que ocorrerão muitas contratações ao longo da validade da atual seleção, devido ao grande número de aposentadorias. As inscrições para o concurso, que formará cadastro em cargos dos níveis médio e superior, seguem abertas até dia 27, com vencimentos de até R$10.405 mensais. Leia matéria completa aqui.

“Muitos empregados se desligaram do BNDES nos últimos anos e se aposentaram, gerando um grande número de contratações e seleções públicas. Ainda há expectativa de que um determinado quantitativo de empregados se aposentem e se desliguem do banco”, afirmou. Lazari esclareceu, também, que as convocações deverão começar ainda este ano. “A homologação do concurso deve ocorrer em meados de 2013, e o início das convocações está previsto para o segundo semestre deste ano”, disse. Confira a entrevista completa a seguir:

FOLHA DIRIGIDA - O BNDES tem 60 anos. Fale sobre a importância do banco para o país.
Carlos Alberto de Lazari dos Santos - O BNDES, ao longo de seus 60 anos, sempre contribuiu para a construção do futuro do nosso país. É hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. O aumento do investimento é uma das alavancas do crescimento da produtividade, e o aumento desta, um dos ingredientes para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade das empresas brasileiras. Em seu planejamento de 2013 a 2015, ligado às prioridades governamentais para inovação, aumento de produtividade, infraestrutura e inclusão produtiva, e, internamente, ao valorizar a qualidade e a eficiência de seus técnicos, o BNDES pretende ser contemporâneo aos desafios do desenvolvimento brasileiro.

Quais são os principais projetos que vêm sendo implementados, em especial os relacionados à valorização dos funcionários do banco?
O funcionário altamente qualificado passa a ter cada vez mais consciência da sua relevância para a valoração da empresa. Essa condição obriga as empresas a aperfeiçoarem as suas ferramentas de retenção e seleção de profissionais. Os empregados do BNDES contam com benefícios como auxílio-creche, previdência complementar, assistência médica, hospitalar e dentária, entre outros. Além disso, o banco conta com um plano de cargos e salários em que, ao longo de sua carreira, o funcionário tem reais chances de ser promovido. Atualmente, está em construção um programa de gestão estratégica de pessoas, que visa a aprimorar a gestão de pessoas no BNDES. Dentre as iniciativas estão gestão por competências, gestão de carreira, gestão do desempenho e educação corporativa. Há previsão de implantação gradativa e distribuição em duas frentes de trabalho, uma relacionada ao desenvolvimento e outra ligada à carreira e desempenho. Oferecer constantes oportunidades de desenvolvimento e reforçar os valores que deram sustentação às competências essenciais da organização em seus 60 anos de existência são tarefas primordiais hoje e nos próximos anos.

Como está composto o quadro de pessoal do BNDES? Há quantos concursados? E temporários? Há terceirizados?
Os empregados pertencentes aos planos de cargos e salários do BNDES é composto por concursados. Atualmente, são 2.810 empregados pertencentes aos planos de cargos e salários. Não há, atualmente, terceirizados realizando funções do quadro permanente de pessoal do banco. Também não contamos com empregados temporários.

Há carência de pessoal? Qual o déficit?
Com o quadro de pessoal corrente, o BNDES tem correspondido aos objetivos programados, alinhado às diretrizes governamentais.

De um modo geral, diversas instituições federais estão enfrentando problemas com aposentadorias, já que existe um grande contingente de funcionários ou servidores com idade superior a 50 anos. O BNDES passa pela mesma situação? Qual a média de idade dos funcionários do banco? Existe uma previsão de quantos funcionários poderão ser aposentar a curto ou médio prazo?
Está em curso uma grande mudança na demografia do quadro de empregados do BNDES, provocada pela aposentadoria de cerca de 500 profissionais no período de 2007 a 2012, somada ao aumento de 25% no quantitativo entre 2006 e 2009. Atualmente, mais da metade dos empregados do banco tem menos de cinco anos de casa, o que faz com que a média de idade venha caindo conforme os empregados mais antigos se aposentam.

O que vai representar para o BNDES a realização deste novo concurso?
A renovação do quadro funcional, investindo em mão de obra qualificada para repor os desligamentos por aposentadoria.

Apesar do concurso ser para formação de cadastro de reserva, o senhor acredita que um grande número de contratações deverão ocorrer por meio desta seleção, seja por uma questão de expansão ou para suprir aposentadorias?
Muitos empregados se desligaram do BNDES nos últimos anos e se aposentaram, gerando um grande número de contratações e seleções públicas. Ainda há expectativa de que um determinado quantitativo de empregados se aposentem e se desliguem do banco, porém, é difícil saber antecipadamente este número, pois o empregado pode se aposentar e continuar trabalhando e outros podem se desligar mesmo sem terem se aposentado. Entretanto, é importante a existência de um cadastro de reserva para todas as formações do banco. Ressalto que a relação de trabalho é regida pela CLT e a decisão de desligamento independe da aposentadoria. Quanto à expansão, não há no momento previsão de aumento no quantitativo máximo do quadro de pessoal do BNDES.

O cargo de técnico administrativo é o que deverá demandar um maior número de contratações? Trata-se de um cargo cuja demanda de pessoal costuma ser grande?
Os empregados novos são contratados à medida que são geradas vagas através de aposentadorias. Quando essas vagas são liberadas, cabe à área solicitante demandar a formação que se fizer mais necessária no momento, de acordo com as necessidades do banco. Por essa razão, não há previsão sobre qual cargo terá maior número de contratações. Historicamente, este cargo tem demandado maior número de contratações, em números absolutos, com relação aos outros cargos. Entretanto, a perspectiva de futuras contratações dependerá dos cargos dos empregados que vierem se desligar do BNDES.

Quando o BNDES pretende homologar o concurso e dar início às convocações?
A homologação do concurso deve ocorrer em meados de 2013, e o início das convocações está previsto para o segundo semestre deste ano.

O edital especifica que os classificados serão lotados no Rio de Janeiro, mas que poderão, de acordo com as necessidades do BNDES, atuar em outros estados ou até mesmo no exterior. Além do Rio, em quais outras cidades o BNDES possui unidades? É comum surgirem vagas para estas localidades?
No âmbito nacional, além do Rio de Janeiro, o BNDES possui representações em Brasília, Recife e São Paulo. Por ter um contingente reduzido de pessoal, é mais esparsa a necessidade de alocação de empregados fora do Rio de Janeiro.

Já no exterior, onde o BNDES possui representação? Neste caso, são funcionários mais antigos que são encaminhados para o exterior, correto? Ou existe a possibilidade de um recém-ingresso no banco vir a ser deslocado para outro país?
No exterior, o BNDES possui representação em Montevidéu, no Uruguai, e subsidiária em Londres, no Reino Unido. O critério para alocar empregados no exterior não depende de antiguidade na empresa, mas sim de reunir as qualificações necessárias para representar bem e lograr alcançar os objetivos propostos para a expatriação. Dificilmente um recém-ingresso estaria pronto para ser expatriado, uma vez que é necessário um conhecimento consistente da empresa, produtos, serviços e cultura corporativa para um desempenho satisfatório.

Quais são os critérios utilizados pelo banco para alocar um funcionário no exterior?
Um empregado a ser expatriado deve reunir conhecimento consistente da empresa, produtos, serviços, cultura corporativa, e um histórico de realizações que permita uma previsibilidade mínima do seu desempenho. Trata-se de uma grande responsabilidade representar um banco de desenvolvimento governamental do Brasil, por isso a seleção de expatriados deve ser criteriosa.

Além dos auxílios-alimentação e refeição, quais outros benefícios os funcionários do BNDES têm direito?
Atualmente, o BNDES oferece assistência médica, hospitalar e odontológica, previdência privada, vale-alimentação ou refeição, cesta alimentação, programa de assistência educacional (disponível para empregados com filhos menores que 18 anos), vale-transporte ou estacionamento gratuito. Anualmente, há pagamento de participação nos resultados (dependendo dos resultados alcançados no período) e concessão de anuênios.

O BNDES investe na capacitação dos seus funcionários, pagando cursos de graduação e/ou pós-graduação (MBA, mestrado e doutorado)? Neste caso, todos os funcionários têm direito a esse benefício ou existe alguma avaliação de desempenho para conquistá-lo?
O BNDES procura prover seu corpo funcional de treinamentos e cursos, inclusive pós-graduação (MBA, mestrado e doutorado). Cursos de graduação não têm patrocínio, uma vez que os empregados destinados a cargos de nível universitário já devem ingressar na empresa com essa qualificação. Periodicamente, realiza-se um planejamento com cada empregado a respeito das necessidades de qualificações para o curto e médio prazos. As indicações de treinamentos e cursos dependem do resultado do planejamento feito com cada empregado e das necessidades da empresa. Existe também um comitê que se reúne e avalia semestralmente pleitos de mestrado e doutorado, de forma a alinhar o interesse da empresa ao desenvolvimento do empregado.

É possível ascender profissionalmente no BNDES? Em média, em quanto tempo um profissional tem sua primeira promoção?
O BNDES está estruturado em áreas de negócio, que por sua vez, se dividem em subunidades. À medida que surgem oportunidades de promoção, observam-se empregados com potencial adequado e bom desempenho. Haveria grande distorção se fosse calculada uma média de tempo para a primeira promoção, haja vista que existem funções diferentes que podem ser objeto de primeira promoção, que dependem do segmento (níveis médio e universitário) e do foco.

Para 2013, existe a previsão de abertura de algum outro concurso? Caso positivo, para qual cargo?
A considerar a validade desse concurso, de um ano, prorrogável por igual período, no momento, não há previsão de realização de outro concurso em 2013.

Qual a mensagem que o senhor pode deixar para aqueles que vão participar do concurso do BNDES?
Que estudem, se dediquem, porque vale a pena trabalhar em uma empresa como o BNDES, onde as oportunidades de crescimento profissional e pessoal são diferenciais. As pessoas no banco trabalham com muito gosto e sabem que estão colaborando para se realizarem como pessoas e contribuírem para o desenvolvimento do país. Desta forma, gostaria de expressar que aguardo vocês aqui para assinar o contrato de trabalho como empregados do BNDES e para estarmos juntos trabalhando para aumentar os investimentos necessários ao desenvolvimento sustentável da economia brasileira, com ainda mais eficiência. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


1 comentários:

Anônimo disse...

Espero que haja uma quantidade razoável de contratações. Dediquei muito tempo a este concurso e estou em uma boa classificação, porém tenho um pouco de receio, pois se trata de cadastro de reserva.

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.