Polícia Militar do Ceará: Editais para Bombeiros e PM-CE podem sair mês que vem. 500 vagas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Após anunciar a realização de concurso para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, coronel Francisco José Bezerra confirmou, também para este ano, a realização de mais um certame para o setor; desta vez para a Polícia Militar do estado (PM-CE).

Embora a Secretaria não tenha divulgado uma data específica para a realização do concurso, os editais podem ser divulgados já no próximo mês. De acordo com o articulador da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), major Francisco Vanderlan Carvalho, a previsão é que até o fim deste mês o processo de licitação para a contratação da empresa organizadora já esteja concluído.

Finalizada essa etapa, a comissão formada por integrantes da Secretaria iniciará, juntamente com a organizadora, os preparativos do edital do concurso. "A meta da secretaria é que, durante o mês de fevereiro, já esteja tudo pronto para a publicação dos editais das duas corporações", confirmou o major.

A estimativa é que sejam abertas 500 vagas, sendo 300 para Bombeiros (30 para oficiais e 270 para praças/soldados) e 200 para oficiais (tenentes) da PM. O vencimento para os cargos de oficial (tenente) da PM e do Corpo de Bombeiros, ambos de nível superior, é de R$4.351,80. Já para praça (nível médio), o valor é de 2.785,94. Todos os valores já estão acrescidos do reajuste de 5,58% que entrou em vigor no dia 1º de janeiro.

O concurso constará, na primeira etapa, de provas de conhecimentos e de títulos. Na segunda, serão realizados exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, de caráter eliminatório. A terceira e última fase corresponde ao Curso de Formação Profissional, durante o qual serão realizadas avaliação psicológica, de capacidade física e a investigação social, todos de caráter eliminatório.

Para participar o candidato deverá ter, na data da matrícula no Curso de Formação Profissional, idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30. Também é necessário possuir, no mínimo, 1,62m, se candidato do sexo masculino, e 1,57m, para concorrentes do sexo feminino.

Além da previsão de concurso para o cargo de tenente, a PM do Ceará prentende incorporar, já este ano, mil soldados oriundos do concurso aberto em 2012. De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança, outros dois mil aprovados deverão ser convocados até o fim do mandato do governador Cid Gomes, em 2014.

Edital anterior pode servir como base

Com a previsão da publicação do edital dos concursos para a Polícia Militar e Bombeiros-CE já para o próximo mês, os interessados podem iniciar a maratona de estudos através do conteúdo programático de concursos anteriores.

A última seleção para Bombeiros, organizada pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), aconteceu em 2006. Na época, foram preenchidas 300 vagas. A maior parte, no entanto, contemplou o sexo masculino, com o total de 285 oportunidades.

A avaliação foi composta por quatro etapas, sendo elas prova objetiva, exame médico, exame de capacidade física, avaliação psicológica e investigação social. Na prova objetiva, os candidatos foram submetidos a 60 questões distribuídas entre as disciplinas de Português, Matemática, História, Noções de Sociologia e Direitos Humanos, Cidadania e Atualidades.

Já para o concurso da PM-CE, que teve início no ano passado, foram abertas mil vagas, sendo 950 para candidatos homens. As etapas corresponderam a prova objetiva, inspeção de saúde e curso de formação, com a previsão de realização de 1.020 horas/aula dirigidas à capacitação profissional do candidato, prova de capacidade física, avaliação psicológica e investigação social.

Os candidatos tiveram seus conhecimentos testados através das disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, História do Brasil, Geografia do Brasil, Matemática e Raciocínio Lógico. Nas questões de Conhecimentos Específicos, foram abordados temas referentes ao Código Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e do Estatuto dos Militares Estaduais.

Bombeiros CE - edital anterior
PM-CE - Edital anterior

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.