TRT-SC: A rotina de uma técnica que já sonhava com a carreira

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ver o seu nome na lista de aprovados é algo que não tem preço e compensa qualquer sacrifício", afirma Juliana Vailati, atual técnica do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região, em Santa Catarina. Aprovada em 1º lugar na última seleção, realizada em 2010, a técnica judiciária fala sobre sua experiência até a aprovação, sua rotina de trabalho e o quanto é importante ter um objetivo e persegui-lo até o fim.

Formada em Jornalismo e Direito, com 28 anos, Juliana conta que a estabilidade da carreira pública foi uma das suas motivações. "Quando eu ingressei no curso de Direito, pensei em fazer concurso público pela questão da estabilidade profissional que a carreira oferece. Eu estudei durante um ano, antes de passar para o TRT."

Antes da aprovação, Juliana foi funcionária pública da Prefeitura de Tijucas, aonde reside, durante oito anos, sendo aprovada no concurso com apenas 18 anos. "Comecei a estudar para concursos muito nova e desde cedo eu já pensava em seguir a carreira pública. Quando decidi fazer o concurso para o TRT-SC, comecei a estudar antes de sair o edital e tive como base o edital anterior. Eu trabalhava na prefeitura de 7h às 13h, e na parte da tarde eu estudava. Fiquei atenta à banca que faria o concurso e quando foi divulgada eu comecei a fazer exercícios daquela banca. Estudava a lei seca e fazia exercícios. Quando saiu o edital me preparei ainda mais, focando nas matérias que não estavam no edital anterior. Me preparei durante um ano."

Ela diz que o trabalho no tribunal é interessante e proporciona um aprendizado prático que ultrapassa a teoria que aprendeu na faculdade. "Estou aqui há dois anos, o trabalho é bem interessante, nós passamos por todos os setores e vemos o andamento de todo o processo. Temos contato com toda fase do projeto, a começar pelo balcão onde é feito o atendimento, e com o tempo fui aprendendo com a ajuda dos colegas que estavam aqui há mais tempo."

Ela ainda conta como é a sua rotina: "Em princípio nós fazemos o atendimento no balcão ao advogado, porque ainda não temos processo eletrônico. Fazemos intimações, alvará, e também temos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a rotina do gabinete. Então, os técnicos têm várias funções, desde a parte administrativa até as partes judiciárias do gabinete. Cada mês nós aprendemos algo novo e trocamos experiências com os colegas. Todo mundo aqui faz um pouquinho de cada coisa."

A técnica, que atua em Itajaí, explica que como o concurso era de nível estadual sabia que poderia ser deslocada para qualquer lugar, e que isso não seria um problema. "Como era algo que eu queria muito, seguir essa carreira do judiciário, eu estava disposta a ir para qualquer outra cidade. Até porque vale muito a pena, a gente passa algumas dificuldades com questão de deslocamento, às vezes fica longe da família, mas é uma experiência que vale a pena", afirma.

Juliana diz que sua família sempre a apoiou e que embora tenha cursado Jornalismo, sua grande afinidade é com o Direito e sempre quis trabalhar na área. Logo, a aprovação foi a "realização de um sonho". A técnica ainda diz que na área de Justiça do Trabalho se sente realmente útil no que faz e que futuramente, com mais tempo de atividade jurídica, pretende fazer concurso para a magistratura do trabalho. "Quem tem um objetivo não desiste dele tão rápido. A preparação para passar em um concurso público, seja ele no nível que for, é extensa, cansativa, e às vezes precisamos abrir mão de muitas coisas que gostamos de fazer, mas vale a pena. Para quem está predisposto a fazer sacrifícios, vale muito a pena."
Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.