Cabral na posse aponta mudanças na Educação e Segurança Pública

domingo, 2 de janeiro de 2011

Os próximos quatro anos prometem ser de muitas mudanças no estado do Rio de Janeiro, segundo o governador reeleito Sérgio Cabral, que tomou posse do cargo para o seu segundo mandato, junto ao vice-governador Luiz Fernando Pezão, neste sábado, dia 1º de janeiro. A solenidade, que ocorreu na Assembleia Legislativa (Alerj), foi marcada pelos compromissos assumidos pelo governador nos setores da Educação e da Segurança Pública no estado. Cabral apontou que, entre as prioridades, está a de colocar o Rio de Janeiro entre os cinco melhores estados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil.

"Avançamos muito em todas as áreas. Avançamos muito no ensino profissionalizante, formando essa mão de obra necessária para essa geração de empregos que estamos vivendo. Avançamos na Educação, mas não o suficiente. Depois de mais de dez anos sem receber um reajuste sequer, o magistério passou a receber reajustes todos os anos, além de um programa de recuperação salarial. Depois de décadas de abandono das unidades escolares, reformamos escolas, demos dignidade à sala de aula, tiramos o Rio de Janeiro do século XIX, em algumas situações. Incluímos uma política tecnológica para que o gap da formação dos professores e os alunos pudessem ter o auxílio e a ferramenta da tecnologia, mas a Educação demanda políticas e planejamento de médio e longo prazo. Quero assumir o compromisso com essa Casa. Quero assumir o compromisso com o povo do Rio de Janeiro de que, em 2014, o Rio de Janeiro estará entre os cinco melhores estados do Ideb no Brasil", destacou.

No âmbito da Segurança, a garantia do governador Sérgio Cabral foi de que, até o fim do atual mandato, será viável tirar todas as comunidades das mãos do poder paralelo. "Este é um compromisso meu com o povo do Estado do Rio de Janeiro. "Temos muitos temas pela frente, temos muitos desafios pela frente, na área dos Transportes, da Agricultura, do Meio Ambiente, do Saneamento, da Infraestrutura, da Saúde, da Educação, do calendário fantástico que conquistamos de eventos, investimentos. Mas tudo isso perde peso e importância enquanto nós tivermos um bairro, uma comunidade dominada pelo poder paralelo. Por isso, reafirmo aqui, diante das senhoras e senhores, que em 2014 não haverá uma comunidade, um bairro do nosso estado dominado pelo poder paralelo, seja miliciano, seja traficante", ressaltou.

O governador, durante o discurso, ressaltou a importância das parcerias com as prefeituras e com o Governo Federal. Sérgio Cabral apontou também os problemas que o estado apresentava quando ele iniciou o primeiro mandato, em 2007. O governador, inclusive, ressaltou a importância do concurso público, apontando que seleções para auditor fiscal não eram feitas há 18 anos.
 
"O estado do Rio de Janeiro não podia se acostumar ao fato que, durante 18 anos, não havia concurso para auditor da receita estadual. O estado não podia se acostumar com o fato de que uma companhia como a Cedae dar um prejuízo de 30 milhões de Reais por mês. O Rio de Janeiro não podia se acostumar ao fato de que o 13º salário dos seus servidores era pago no ano seguinte. O Rio de Janeiro não podia se acostumar com fato de que seus pensionistas, trabalhadores que serviram ao nosso estado, não tinham seus salários reajustados e nós, em 4 anos, depois de minguados 3.500 revisões do governo anterior, revisamos 52 mil pensões e hoje não há nenhuma pensão aguardando revisão no estado. Isso é gestão, é time, é apoio do Tribunal de Justiça, é apoio do Parlamento. Nós temos a obrigação de lembrá-los porque nós conseguimos nos respeitar para nos fazermos respeitados. Quando o Presidente Lula estendeu a mão para o Rio de Janeiro, isso seria traduzido em parceria. E parceria demanda reciprocidade, recursos. Como fazê-lo, se não tínhamos recursos? Tivemos que nos reorganizar orçamentária e financeiramente", relembrou.


O governador terminou seu discurso agradecendo a confiança da população do Rio de Janeiro e, por fim, desejando um feliz 2011 a todos. "Viva o Rio de Janeiro! Um feliz 2011 para todos! Obrigado ao povo do Rio de Janeiro pela confiança. Muito obrigado! Que Deus nos abençoe!".

Convidados - A solenidade, que recebeu cerca de 1.200 convidados, contou com a presença de diversas autoridades como o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, os secretários de estado José Mariano Beltrame (Segurança Pública), Sérgio Cortes (Saúde), Wilson Risolia (Educação), Carlos Minc (Meio Ambiente) e Sérgio Ruy Barbosa (Planejamento e Gestão), além dos senadores Lindberg Farias, Francisco Dornelles e Régis Fichtner. Comparaceram também os representantes das mais importantes instituições do estado: chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski; comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Pedro Marco Cruz Machado; procuradora-geral do estado, Lúcia Léa Guimarães Tavares; defensor-geral do estado, Nilson Bruno; presidente da Cedae, Wagner Victer; procurador-geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes; presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino; presidente da Faetec, Celso Pansera; presidente do RioPrevidência, Gustavo Barbosa; presidente da Loterj, Sérgio Ricardo de Almeida; presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Maurício Nolasco; presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Zveiter.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.