PC/SP: Alckmin anuncia concurso para 130 vagas de delegado

sexta-feira, 11 de março de 2011

0 governandor de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na última quinta-feira, dia 10, que realizará concurso público para preenchimento de 130 vagas de delegado de polícia em todo o estado. A decisão foi tomada após reunião com o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, no mesmo dia. "Em relação à Polícia Civil, nós vamos investir muito. Nós vamos fazer concurso público para preencher os claros e ter delegados, inclusive em cidades que ainda não têm", explicou Alckmin. A autorização deve ser publicada em breve, visto que o governador já tornou pública a necessidade de novas contratações. Somente então será iniciada a elaboração do edital. O cargo requer ensino superior em Direito, mas não exige registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O salário inicial é de R$5.123,30 em cidades com até 500 mil habitantes e de R$5.438,30 em cidades com mais de 500 mil.

Esse é um concurso bastante aguardado, visto que a Polícia Civil havia feito pedido em 2009 para 60 vagas, como informou o então delegado geral, Domingos Paulo Neto, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA. Em fevereiro de 2010, o número havia subido para 114 vagas, até que em agosto já eram 168 vagas em aberto, segundo Domingos Paulo Neto. Atualmente, de acordo com o delegado divisionário da Secretaria de Concursos da Academia de Polícia da Polícia Civil, Júlio Gustavo Vieira Guebert, há 224. Atualmente, a instituição conta com 3.196 delegados de polícia.

A última seleção para delegado aconteceu em 2008. Na ocasião foram oferecidas 147 vagas, disputadas por 22.841 inscritos, o que resultou em uma concorrência de 155 candidatos por vaga. Os candidatos foram submetidos à prova preambular, prova escrita, prova oral, teste de aptidão física e de exames psicotécnicos. Os dois últimos não são eliminatórios. As três primeiras provas são compostas por disciplinas como Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Especial, Direito Civil, Medicina Legal e Criminologia. De acordo com o governador, com a transferência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Secretaria da Segurança Pública para outra secretaria a ser definida, mais mil policiais entre civis e militares que atuam tanto no Detran quanto nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) serão alocados nas delegacias de polícia. Entre eles estão delegados, investigadores e escrivães. De acordo com a presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Marilda Pansonato Pinheiro, essa medida não ajudará a reforçar o número de delegados."Muitos delegados acumulam o Ciretran com as delegacias", destaca.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.