Cartório: candidatos buscam apoio para novas convocações

sábado, 30 de abril de 2011

Os cerca de 1.300 aprovados na prova objetiva do concurso para oficial de cartório da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, promovido em 2008 (a avaliação corresponde à primeira etapa da seleção), sob organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), se reuniram na Assembleia Legislativa (Alerj) com os presidentes da Casa e da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, deputados Paulo Melo (PMDB) e Zaqueu Teixeira (PT), respectivamente.

De acordo com um dos candidatos, que compareceu ao encontro, foi obtida a garantia do deputado Melo de que entrará em contato com a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, e o governador Sérgio Cabral, para discutir a questão.

Além disso, segundo o concorrente, Teixeira, por sua vez, pediu o agendamento de uma reunião com o deputado Paulo Melo, a chefe de Polícia e o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a fim de efetivar a convocação do grupo de excedentes. Segundo fontes, existiriam mais de 900 vagas ociosas na primeira classe do cargo.

Entre os questionamentos dos aprovados está a grande carência de policiais, algo já relevado diversas vezes pelo secretário Beltrame, pela diretora da Acadepol (delegada Jéssica Almeida) e pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio de Janeiro (Sinpol-RJ), comissário Fernando Bandeira. Para se ter uma ideia, no processo que autorizou a seleção para oficial de cartório, aberto em 2007, teriam sido solicitados mil vagas, mas autorizadas apenas 300.

Para ilustrar a necessidade de novos policiais, o grupo de aprovados na prova objetiva do concurso para oficial de cartório elaborou um relatório, que dispõe, entre outros temas, sobre os pedidos de aposentadorias e exonerações e a importância dos eventos esportivos que ocorrerão nesta década, sobretudo a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O objetivo é enviar o texto aos delegados em busca de apoio pelo convocação de mais concorrentes.

A nomeação e posse dos aprovados além do número imediato de vagas é uma antiga revindicação do Sinpol. Inclusive, em reunião feita entre uma comissão do sindicato e a delegada Rocha, ocorrida no último dia 19, foi abordado o tema.

A necessidade de reoxigenação do quadro não se restringe apenas à capital, pois também foi cobrada pela Câmara de Resende. Em encontro ocorrido no início do mês com a chefe de Polícia, os vereadores mostraram a necessidade de mais funcionários na 89ª DP. O levantamento foi feito pelo delegado da unidade, Marco Drucker Brandão.

Assim como afirmou anteriormente à FOLHA DIRIGIDA, a diretora da Acadepol ressaltou que, para ocorrerem mais convocações, é preciso uma autorização governamental. Além da prova objetiva, o concurso para oficial de cartório abrange, sucessivamente, avaliações de capacidade física, psicotécnica e médica, além de curso de formação profissional e investigação social.

A seleção, que visou ao provimento inicial de 300 vagas, tem validade de um ano, podendo dobrar. Como a vigência será encerrada em junho próximo, ainda segundo as mesmas fontes, o prazo poderia ser prorrogado até junho de 2012. Entretanto, o governo ainda não se posicionou sobre essa questão.

Em setembro de 2010, quando ainda estava à frente do cargo de diretora da Acadepol, a delegada Fabíola Willis disse à FOLHA DIRIGIDA que tinham ocorrido 264 nomeações e que os 36 candidatos restantes - dentro das 300 vagas - estavam fazendo curso de formação.

O cargo de oficial de cartório exige nível superior em qualquer área e proporciona remuneração inicial de R$2.008,51 (valor de abril, já que ocorrerão aumentos mensais até dezembro de 2014). O regime de contratação é o estatutário (garantia de estabilidade).


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.