Defensoria-RJ se programa para chamar novos aprovados

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro está a todo vapor neste primeiro semestre de 2011. É o que garante a assessora do Departamento Geral de Administração e Finanças, defensora pública Thaís dos Santos Lima. Segundo ela, o momento tem sido reservado para mapear as reais necessidades e, sobretudo, identificar quais são as regiões com mais carência de pessoal.

Além do concurso para 50 vagas de técnico superior especializado, carreira que agrega diversas especialidades de nível superior, prometido pelo defensor público geral, Nilson Bruno Filho, a expectativa também é grande quanto às novas convocações. Muitos aprovados na seleção de 2010, que contemplou vagas nos cargos de técnico médio de defensoria e de técnico superior jurídico, estão aguardando serem chamados.

"Precisamos ter previsão orçamentária para chamar os próximos concursados. A Defensoria hoje tem autonomia financeira e administrativa, o que é uma vantagem concedida a algumas instituições, dependendo da função que exercem no estado. No entanto, atrelado à questão da autonomia, tem a questão da responsabilidade, já que isso se trata de gerir o dinheiro público. Esses próximos 200 aprovados, sendo 100 de cada cargo, já estão previstos no orçamento deste ano", disse a defensora Thaís dos Santos Lima.

De acordo ainda com a defensora, quando esse levantamento for concluído, provavelmente ainda neste semestre, o mês em que as novas convocações ocorrerão será divulgado. "Entramos numa nova gestão, estamos arrumando a Casa, reestruturando toda a Defensoria Pública. Para chamar mais aprovados, é fundamental que o nosso quadro esteja bem estruturado. Estamos trabalhando em cima do levantamento das necessidades por região, buscando com os próprios defensores das regionais e do interior qual é a situação. Nós queremos e precisamos dos funcionários de apoio, mas temos que chamá-los com responsabilidade, identificando a real necessidade", explicou.

Fesudeperj: atual gestão aposta em capacitação do quadro funcional

A preocupação com a capacitação de todo o quadro funcional da Defensoria Pública do Rio de Janeiro é o que vem modelando a atual gestão. Um bom exemplo desse novo formato da instituição é a Fundação Escola da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), que tem investido significativamente nos cursos para manter o alunado e os funcionários atualizados.

Em recente entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a presidente da Fesudeperj, defensora Claudia Thedim, e o diretor administrativo da instituição, defensor Felippe Borring Rocha, anunciaram que entre os novos projetos está a atuação nos cursos online.

"Um dos nossos objetivos primordiais é trazer a Fesudeperj para a modernidade. Nesse sentido estamos fazendo dois grandes projetos, sendo um deles focado nos cursos online. Fechamos uma parceria recentemente com o Complexo de Ensino Renato Saraiva, que faz um trabalho muito sério. Nós teremos um viés voltado para a atualização não somente dos nossos alunos, mas dos funcionários, dos defensores públicos e dos estagiários. Vamos lançar um módulo regular, cujo objetivo é preparar o candidato para entrar em qualquer defensoria do Brasil", disse a presidente Claudia Thedim.

Para o defensor público Felippe Borring, a ação visa à democratização do ensino. "Acredito que isso vá promover a integração, porque daremos acesso ao ensino a quem não tem acesso, seremos o agente multiplicador de conhecimento. O cidadão poderá assistir a uma aula da Defensoria pelo computador, pelo celular. É o processo de democratização do ensino. Na medida em que o curso esteja presente em todo o Brasil, teremos que nos regionalizar dentro das peculiaridades de cada defensoria pública. Essas defensorias nos darão um feedback, identificando o perfil de cada região, se for o caso, incorporar professores regionalizados. A nossa maior preocupação é tentar falar a mesma língua dentro do âmbito nacional", destacou.

Um importante projeto que a instituição pretende colocar em prática é a o de criar uma escola nacional que reúna todas as defensorias públicas. "Um dos projetos que a Fesudeperj tem é formar a Escola Nacional da Defensoria Pública, que consiste em reunir todas as escolas das defensorias do Brasil para tentar fazer uma agenda comum, fazendo com que cada uma dessas escolas passe a ser um agente multiplicador de informações. A partir do momento que nós tivermos um órgão que possa catalizar essas informações e passar a fazer essa distribuição, passamos a ter uma penetração nacional e uma agenda comum de cursos, de material didático, de trabalhos", disse o diretor da Fesudeperj.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.