Está confirmado para ser divulgado em julho o edital com 220 vagas temporárias para guarda-parques, e a expectativa é de que a Fundação Ceperj seja a responsável pela organização do concurso. De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, a intenção era fazer uma seleção para efetivos, mas por questões orçamentárias, decidiu-se pela contratação temporária. "Vamos ver esses detalhes com o Sérgio Ruy. Já conversamos e ele está equacionando a parte financeira. É uma prioridade do governo e, enquanto a gente define isso dentro dos nossos quadros de forma definitiva, nós temos o concurso para temporários, que podem ter o contrato renovado por mais dois anos. Pode ser uma solução a curto
prazo."
O secretário ainda ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos guarda-parques. "É uma função muito bonita e, hoje em dia, as pessoas já se deram conta que é preciso defender a natureza. Os nossos parques têm uma enorme biodiversidade e tudo isso requer cuidado. Tem uma função muito nobre aquele que defende o meio ambiente e todas as suas formas de vida."
Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter o ensino médio completo. O salário é de cerca de R$1 mil. Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pelas futuras contratações, a seleção será composta por prova objetiva (eliminatória), que abordará as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Legislação Ambiental.
A segunda etapa será o teste de aptidão física, também eliminatório. Por fim, os concorrentes serão avaliados por meio de uma análise curricular (classificatória), em que contarão pontos experiências de trabalho. A validade do contrato de trabalho será de dois anos e pode dobrar, a critério do órgão.
Fonte : Folha Dirigida
0 comentários:
Postar um comentário