Guarda-Rio reduz altura mínima exigida em concurso

terça-feira, 3 de maio de 2011

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro acatará pedido do Ministério Público do Estado (MPE-RJ) e diminuirá a altura mínima exigida para ingresso em seu quadro-fim. Desse modo, será necessário possuir, pelo menos, 1,60m (mulheres) e 1,65m (homens) para se tornar guarda municipal (antes, era preciso ter 1,65m e 1,70m, respectivamente), de acordo com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), pasta a qual a corporação está vinculada.

A medida contemplará candidatos do concurso em andamento e do próximo. Isso porque, ainda segundo a Assessoria de Comunicação Social da Seop, aproximadamente 300 concorrentes da seleção promoida em 2008 serão reconvocados para verificar quem está dentro do novo limite de estatura mínima. Ainda não há previsão de quando ocorrerá a chamada, de acordo com a própria Seop e a Secretaria Municipal de Administração (SMA), que organiza o concurso por meio da Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos.

Após a realização das duas primeiras etapas (prova objetiva e exames antropométrico e físico), foram aprovados 2.393 candidatos. Como a avaliação psicológica voltou a ser considerada a terceira fase da seleção, antes do curso de formação, a SMA já convocou dois grupos para o referido teste, cujos resultados estão disponíveis na FOLHA DIRIGIDA Online (para assinantes) e no site da prefeitura. No total, 157 guardas municipais obtiveram a formatura no curso e estão atuando. Esse concurso tem oferta imediata de mil vagas.

O MPE havia ajuizado, em março passado, junto à Vara de Fazenda Pública da Capital, ação civil pública propondo a suspensão da seleção por causa da exigência de altura. O órgão desejava paralisar as nomeações e convocações e atividades do curso, além da confecção de nova classificação. A Justiça indeferiu o pedido de antecipação de tutela, que veio junto com a ação, mas ainda não há data de julgamento do mérito da questão, de acordo com o Tribunal de Justiça.

Novo concurso - Embora os secretários de Administração, Paulo Jobim, e da Ordem Pública, Alex Costa, tivessem dito que o edital do novo concurso para a área-fim da Guarda poderia sair até o último dia 29, a previsão não se confirmou por causa de entraves burocráticos. Desse modo, no que depender dos titulares de ambas as pastas, a tendência é que a seleção seja divulgada nos próximos dias, ainda mais tendo em vista que o edital já está sendo elaborado pela Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da SMA, organizadora, segundo Costa.

Serão oferecidas 2 mil vagas, que poderão ser disputadas por quem tiver nível médio e se enquadrar na faixa de altura. Também deverá haver limite de idade, mas ainda não está fechado (no concurso de 2008 foi preciso ter apenas 18 anos na época da contratação). A remuneração atual não foi informada, mas na última seleção atingiu R$1.207,83, incluindo adicional de risco, auxílio-alimentação ou refeição e vale-transporte.

Serviço
Acompanhamento do concurso de 2008: www.folhadirigida.com.br (somente
assinantes), http://concursos.rio.rj.gov.br/ e
http://www.rio.rj.gov.br/web/gmrio/principal


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.