INSS: Deputada reforça pedido para a liberação das provas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ) encaminhou um ofício ao presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, para solicitar que a Fundação Carlos Chagas (FCC) libere o caderno de questões das provas do concurso do INSS. “Como parlamentar, é o que eu posso fazer para tentar sensibilizar a organizadora a rever a sua posição”, disse à FOLHA DIRIGIDA, na noite da última quarta-feira, dia 8.

Nos últimos dias, tem crescido a pressão pela liberação do caderno. O diretor-presidente do grupo Grancurso, professor Wilson Granjeiro, adiantou que irá impetrar um mandado de segurança, com o objetivo de obrigar à FCC a permitir a saída dos candidatos, que assim desejarem, com o caderno.

“Vou tentar uma medida cautelar, um mandado preventivo, para exigir a entrega dos cadernos”, informou. “A banca organizadora deve saber que o seu trabalho deve ser norteado por princípios constitucionais e um deles é o da publicidade, que obriga que se divulgue todo e qualquer ato com a maior transparência”, argumentou.

No último dia 6, o presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel, encaminhou à FCC uma carta, para tentar garantir a liberação do caderno de questões. No entanto, a fundação ainda não respondeu à solicitação. “A interpretação que eu tenho é a de que eles (Carlos Chagas) não possuem cultura democrática. Na realidade, estão desprezando a Constituição, que diz que os concursos devem ter absoluta transparência”, afirmou. “O silêncio dela permite várias interpretações, que, com certeza, não são favoráveis a ela”, concluiu.

Na carta, o presidente da Anpac alega que a Fundação Carlos Chagas, liberando o caderno de questões, contribuirá para amenizar a ansiedade de milhares dos candidatos, que poderão ter uma boa ideia de seu desempenho e detectar possíveis pontos em que devam se aprofundar em futuros exames, melhorando o nível dos próximos competidores da própria FCC. Além disso, ele argumenta que os candidatos poderiam interpor melhores recursos.

A FOLHA DIRIGIDA questionou à organizadora sobre a possibilidade de se rever o procedimento e permitir a liberação do caderno. Contudo, a fundação não deu resposta.

Inicialmente, a Fundação Carlos Chagas irá disponibilizar em seu site o caderno de questões, em data ainda a ser informada. Os candidatos terão sete dias para consultá-lo, a contar da sua publicação. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.