Preparação: Reiki auxilia na conquista do equilíbrio físico e emocional

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Muitos candidatos acreditam que a preparação para um concurso público vai muito além da interação com livros e apostilas. Alguns costumam procurar técnicas que auxiliem este processo, podendo ser com um psicológo ou hipnoterapeuta. Há aqueles que chegam a procurar propostas holísticas. Dentre essas está o Reiki, que é uma terapia alternativa/complementar redescoberta em 1922 pelo japonês Mikao Usui. É baseada na canalização da energia universal (rei) com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital (ki) de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo promover saúde. Enquanto terapia, o Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ação integrativa, complementar à atuação médica. E já existem até mesmo pesquisas em universidades brasileiras (USP e UnB, por exemplo), nas quais o seu uso é associado à cura de certas enfermidades.

Ele certamente não fará milagres na vida dos concurseiros, mas pode, sim, ajudá-los a relaxar e achar o ponto de equilíbrio físico e emocional durante a maratona de estudos e, principalmente, no dia da prova. De acordo com o reikiano Claudiney José Rosa, praticante há aproximadamente oito anos e atendente no Espaço Paz e Harmonia, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, o Reiki auxilia na concentração e na diminuição da ansiedade antes da prova, tendo, assim, mais foco nos estudos. "Nossos pacientes são, na maioria, estudantes. Alguns são alunos de pós-graduação que fazem acompanhamento com o Reiki para ter mais foco na pesquisa, diminuir a ansiedade e adquirir mais calma para apresentar o trabalho à banca", afirmou Claudiney.

Os pacientes que passaram pela 'salinha', como ele costuma chamar o espaço da sessão, escreveram em um livro aquilo que conquistaram durante o tratamento. Muitos relataram sobre a sensação de diminuição de estresse e ansiedade, principalmente durante o período de provas. Segundo Claudiney, não há contra-indicações. Ele já viu casos de mudança de vida por causa do Reiki. Pessoas em depressão encontraram novos estímulos na vida. Usuárias de drogas, como a cocaína, largarem os vícios e os remédios após o tratamento auxiliar. "A pessoa se sente mais saudável e harmoniosa consigo e com o mundo", garantiu.

Como funciona?

O Reiki é recomendável como complemento para aumentar a eficácia de tratamentos à base de medicamentos. Mas, isoladamente, apresenta resultados positivos no combate do estresse, dores de cabeça, perturbações emocionais, como depressão, ansiedade e insônia, além de baixa autoestima, falta de memória e criatividade. Todos estes sintomas comuns a muitos candidatos de concursos - e fatores de alto risco para quem sonha em conquistar a vaga na esfera pública. Em linhas gerais, o termo reiki significa 'energia vital do Universo' ou 'força da energia vital do Universo' A crença é de que tal energia pode ser canalizada e transmitida através das mãos.

A energia vital está em tudo o que vive e sua quantidade existente é ilimitada. Ao captá-la e transmiti-la, as carências físicas, mentais e espirituais do paciente são reduzidas. A energia vital permite que a pessoa se reconstitua pois ajuda ao reequilíbrio do organismo, purificando, desbloqueando emoções, reforçando e restabelecendo a energia no corpo, com o objetivo de proporcionar paz, bem-estar e equilíbrio. É devido à sua carência que, por vezes, surgem conflitos interiores e exteriores no nosso cotidiano.

O Reiki pode ser aplicado numa pessoa mesmo estando vestida com roupa confortável de material sintético, recomendando-se apenas o não uso de acessórios como relógios, pulseiras, cintos ou brincos. O mais importante é que a posição em que o paciente se encontra seja confortável. O terapeuta é o intermediário entre a energia e a pessoa que o recebe, não dando a sua própria energia nem sugando o do receptor. No entanto, ele não consegue obrigar o receptor a receber a energia universal se o mesmo não a quiser receber consciente ou inconscientemente. As mãos do terapeuta percorrem os pontos dos chacras mais importantes do corpo. Aliado a este processo, podem ser adotados procedimentos complementares de transmissão da energia, por meio do olhar e de sopros. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.