A Mesa Diretora do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira, dia 25, a realização de concurso público para o órgão com oferta de 180 vagas. As oportunidades contemplarão candidatos dos níveis médio e superior, com expectativa de aplicação das provas no segundo semestre de 2011.
Segundo o 1º secretário da Mesa, Heráclito Fortes (DEM-PI), a definição das áreas contempladas e a contratação da instituição organizadora ainda serão discutidos. Ainda de acordo com o senador, tanto isso quanto as datas devem ser definidas pela próxima gestão. A realização da seleção já está prevista no Orçamento do próximo ano, segundo o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, e, portanto, não terá impacto nas contas do órgão.
O concurso tem como objetivo reduzir a carência no quadro de pessoal, ocasionada pelo alto índice de aposentadorias, assim como o número de funcionários terceirizados. "Todas as áreas têm necessidade de vagas, desde o serviço médico até a área legislativa e administrativa. Quando definirmos as vagas, poderemos afirmar se eventualmente será reduzido o número de terceirizados", afirmou Tajra.
Para o presidente da comissão organizadora da seleção, Bruno Dantas, devem ser oferecidas oportunidades para os três cargos básicos que compõem o Senado: técnico legislativo, que tem como requisito o nível médio, analista legislativo e consultor legislativo, ambos para nível superior. "Eu não vejo, a princípio, possibilidade de não haver vagas para essas carreiras."
Segundo Haroldo Tajra, o atual quadro de pessoal do Senado é composto por aproximadamente 3.200 trabalhadores em cargos efetivos e cerca de 2.800 em cargos comissionados, além de cerca de 3 mil terceirizados.
0 comentários:
Postar um comentário