GCM: presidente da comissão pretende publicar edital em setembro

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O concurso público para 1.742 vagas de guarda da Guarda Municipal Metropolitana deverá sofrer grandes mudanças em relação ao anterior, realizado em 2004. Ainda em fase de minuta, o edital está sendo finalizado e ainda deverá ser discutido pela Comissão do Concurso. O presidente da Comissão e coordenador de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Segurança Urbano, José Titonele, adiantou, com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA, que o edital determinará limite de idade de 35 anos para ingresso, além de aumentar a estatura mínima exigida e carteira nacional de habilitação a partir da categoria "B".

Outra novidade está no processo seletivo, que contará com disciplinas como Português, Matemática, Informática, História e Geografia e Direitos Humanos, além de redação diferentemente do edital anterior, em que eram solicitadas 30 questões de Português, Matemática e Atualidades e 20 questões de avaliação situacional. Segundo Titonele, as mudanças visam a contratação de pessoal mais qualificado e
adequado às atividades da guarda. O curso de formação, que era realizado somente após a aprovação no concurso, deverá passar a ser parte do processo seletivo, com caráter eliminatório. O rigor nos critérios de ingresso tem uma explicação. " Essas restrições são para que a gente tenha uma mão-de-obra qualificada dentro da corporação. Para isso, se faz necessário usar esses mecanismos, mas o mecanismo é justamente para trazer profissionais qualificados e competentes ", explica o presidente da Comissão. Segundo ele, o edital está previsto para ser publicado no segundo semestre, preferencialmente em setembro, para que os aprovados iniciem o curso de formação ainda no primeiro semestre de 2012.



Qual a previsão de publicação do edital para 1.742 vagas de guarda civil, sendo 1.220 vagas para homens e 522 para mulheres? Como está o processo de elaboração ?
A minuta do edital está pronta, mas preciso do aval da comissão do concurso. Assim que tivermos o aval e divulgarmos, a idéia é realizar esse concurso no segundo semestre de 2011. Vai ser bem para o final do ano. A idéia é realizar o concurso e homologar o concurso em 2012. Mais ou menos setembro.

A diretoria de Recursos Humanos informou que neste concurso para guarda haverá uma limitação na idade para participar do concurso de guarda. Qual deve ser a idade máxima para ingressar na GCM?
O limite máximo sim. O limite mínimo é o que a legislação permite, que é de 18 anos, tanto para a guarda civil quanto para a PM.  E nós estamos estabelecendo um limite máximo, que é de 35 anos, porque queremos que a pessoa que venha a ser admitida no serviço público consiga contribuir pelo menos por um determinado período que justifique a sua contratação e até mesmo a sua aposentadoria integral
no serviço público. Se deixarmos aberto e não limitarmos isso, entram pessoas que acabaram de ser admitidas e já querem se aposentar. Ele é um dos problemas que a gente está limitando. E até para aproveitar um pouco melhor essa mão-de-obra, que é necessária para a cidade de São Paulo, principalmente para a região Central, a região da Cracolândia.Nós queremos que venham pessoas capacitadas. Não queremos transformar a Guarda Civil em um cabide de emprego que receba pessoas com problemas de saúde, que já entram e querem licença médica. Eu não tenho condições de fazer isso. Nós precisamos profissionalizar mais o serviço público. Apesar de ser um concurso público é necessário que a gente receba pessoas um pouco mais qualificadas. Haverá também altura mínima. Para masculino será 1,70m e feminino 1,65m. Nós vamos exigir carteira nacional de habilitação, no mínimo, com categoria "B".

Qual a explicação para essa exigência de estatura?
Nós precisamos dar uma melhor qualidade para a corporação. E a melhor qualidade você consegue de duas formas. Uma é investindo na qualificação interna dessa mão-de-obra e a outra é selecionando melhor essas pessoas. Nós estamos qualificando o nosso pessoal interno. A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo tem investido muito em treinamento, em qualificação desse efetivo, mas também está preocupada com os novos que vão ingressar. Então, queremos que esse pessoal seja mão-de-obra qualificada. Nós queremos um servidor qualificado e pronto para atender as necessidades da corporação. Precisamos de um pessoal um pouco mais alto. A pessoa vai estar armada, ela precisa ter porte, porque a atividade é operacional. Não que ocorra, mas há possibilidade de confronto. Por isso, é que a gente quer um pessoal com um pouco mais de estatura, com um pouco mais de qualidade de saúde. Se ele tem um problema de saúde vai ficar difícil passar nesse concurso.

Já houve algum problema de desempenho no trabalho dos guardas em decorrência  da idade?
Entre os remanescentes do último concurso de 2004 que nós chamamos no final de 2010 vieram pessoas com idade de aposentadoria e isso para o serviço público é muito ruim. A pessoa vem para aposentar. Ela não vem preocupada em prestar um serviço e dar a sua contribuição. E como há um curso preparatório antes de ela assumir a função efetivamente, muitas vezes, ela não consegue fazer o exercício físico que é definido para que ela faça. Então tem dificuldades de fazer algumas atividades de treinamento. Esse é o complicador.


A última seleção contou com 50 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais, que incluem Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades, e 20 de avaliação situacional.  Será mantida a mesma estrutura?
Todas as fases do concurso serão eliminatórias. No edital novo, o treinamento é um complemento. Ele é eliminatório também. O  candidato vai cumprir todas as fases do concurso, que também são eliminatórias e só então vai fazer o curso.Se a pessoa não tiver condições já no curso não justifica trazer para a instituição. Em vez de acrescentar alguma coisa à instituição, ela vem só trazer problemas. Vai ter
também um avaliação psicológica, a fase de exame médico e investigação social. A hora que concluir tudo isso vai estar apto e vai se matricular no curso de formação básica da Guarda Civil. Eu estou elaborando a minuta do edital e ainda estou em fase de definição, mas tem alguma mudanças até radicais. O edital vai ser apreciado ainda por uma comissão para ver se vai ser aprovado ou não. A idéia é que esse concurso tenha um prova objetiva, cada uma contendo cinco opções. Vai ser composto de Conhecimentos Gerais de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Informática e Conhecimentos Específicos de Direitos Humanos. Nós vamos pegar mais assuntos ligados à História da cidade de São Paulo, à Geografia da cidade de São Paulo para que as pessoas entrem conhecendo o que vão fazer. Vai ser aplicada uma redação de caráter classificatório e eliminatório, no mesmo dia da prova objetiva.

Quando deve começar o curso de formação?
Provavelmente, o curso tem de ocorrer no primeiro semestre de 2012  Eu preciso desse pessoal até o final de 2012, porque faz parte da agenda do prefeito a colocação de 2000 guardas na Guarda Civil Metropolitana.

Haverá algum tipo de auxílio durante o curso?
O candidato matriculado no Centro de Formação vai receber uma bolsa especial no valor de R$ 954,16.

Como será feita a convocação?
Eu não vou conseguir chamar todo mundo de uma vez, porque a escola não tem capacidade para receber todas essas pessoas. Se eu receber todas essas pessoas,  sou obrigado a paralisar todas essas atividades, porque anualmente todo guarda passa por um programa de treinamento, todo ano há teste psicológico. Eu não posso simplesmente dar uma arma para uma pessoa e esquecer. Está se aproximando esse compromisso de o Brasil sediar a Copa de 2014. É preciso ter pessoas preparadas para atender a essa demanda. Um evento  dessa natureza em
que vai vir gente do mundo inteiro.



Como esses 1.742 novos guardas serão distribuídos na cidade? O edital trará, por exemplo, divisão por regiões em que serão alocados?

Com a aprovação dele nesse concurso, ele se obriga a servir em qualquer localidade da cidade de São Paulo. Ele vai em qualquer lugar onde houver necessidade de mão-de-obra. Não é porque ele mora na Zona Leste, que ele vai trabalhar na Zona Leste. Ele vai onde nós tivermos necessidade de mão-de-obra.

Quais são os benefícios oferecidos aos guardas civis?
Hoje o melhor benefício é o investimento que a secretaria está fazendo em treinamento, porque fora isso os benefícios que nós temos são vale-transporte e vale-refeição e atendimento no Hospital do Servidor Municipal e nas unidades de saúde da prefeitura e nas unidades de saúde da prefeitura.

A GCM oferece plano de carreira? Como funciona?
Ele inicia como GCM 3, depois vai para GCM 2, para GCM 1, para CD, que é classe Distinta, e Inspetor.

Qual é o critério de promoção?
Ele tem de ser aprovado na avaliação de desempenho, que é feita anualmente. Da terceira para segundo tem avaliação de desempenho e estágio probatório de, no mínimo, três anos no quadro. A partir de GCM 2 são todos por meio de concurso de acesso. São concursos internos que vão sendo liberados de acordo com as vagas. Para chegar a inspetor levaria, em média, dez anos.

A GCM possui um contingente de 6.600 pessoas, sendo que a lei que cria a corporação prevê um efetivo de 15 mil. Esse quantitativo que está ingressando atende à demanda? Qual seria o número ideal?

Quando  foi criada se pensou em um efetivo maior, só que hoje as atividades da Guarda estão voltados para atender aos programas que ela tem. Para atender a esses programas, que são de atendimento à escola, à área de risco, cidadão, a gente consegue trabalhar. É claro que o efetivo deveria ser maior, mas nós temos também uma outra situação que é o orçamento. Isso é outra coisa que impacta muito em uma decisão do número de vagas que você vai abrir que é a questão
orçamentária.



Qual a função do guarda municipal?
Dentro das atividades do guarda se prevê a função de polícia, por isso é que é autorizado andar armado. O uso de arma por ele é regulamentado pelo Ministério da Justiça e pela polícia federal. Todo o armamento da corporação é registrado. Ele é autorizado a usar porque tem poder de polícia, pode prender. Ele tem atribuições de
polícia, apesar de que ele atua na proteção do meio ambiente, do patrimônio público, nas escolas, sempre focado nas atividades do município, escola municipal, trabalham em cima das pessoas em situação de risco, essas ocupações irregulares de praças e viadutos.


Qual a região mais carente de guardas civis?
Hoje eu não tenho uma região carente, porque eu tenho um efetivo distribuído com base em informações gerenciais, dados coletados através da nossa central de telecomunicações e pelo atendimento no 153.  São Paulo está tendo uma dimunuição de ocorrências. Estão caindo os índices. Eu acho que com essa parceria, guarda civil, polícia civil, PM, tem um pouco mais de efetivo nas ruas e estão caindo os índices. Com esse mapa, é feita uma distribuíção por inspetoria.

Quais são as dicas para quem quer começar a se preparar?
Possuir ensino médio completo, um bom conhecimento de Português, Matemática, Geografia voltada para cidade, História voltada para a cidade de São Paulo e Informática, que praticamente todos os concursos cobram. Hoje, contamos com viaturas, base móvel, que são equipadas como notebook, rádio, GPS, que requerem que a pessoa conheça um pouco. A pessoa vai precisar de um bom preparo físico, com boa saúde, porque se não possuir um bom preparo cultural, um bom preparo físico e boa saúde , dificilmente será aprovado, porque todas as fases do concurso são eliminatórias. Para essa função é preciso estar bem física, psicologica e mentalmente.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.