Entrevista com a Presidente da Comisão de Concursos do Tribunal Superior Eleitoral

quinta-feira, 24 de março de 2011

A FOLHA DIRIGIDA entrevistou a coordenadora de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Zélia Oliveira de Miranda, para tratar sobre os preparativos do próximo concurso público para o orgão. Ela adiantou que o processo de abertura do certame está em andamento e depende da contratação de uma empresa organizadora por meio de licitação."Nossa previsão é que a licitação aconteça entre abril e maio" adiantou a presidente da comissão da seleção. Já o edital está previsto para ser divulgado em agosto. "Serão oferecidas vagas imediatas para os cargos que tivermos vagos e também para formação de cadastro reserva" explicou a coordenadora de pessoal do orgão. Segundo Zélia, a maioria dos cargos que foi ofertada no último certame entrará neste próximo concurso. Já estão confirmadas as vagas para os cargos de analista judiciário da área Judiciária e técnico judiciário da área Administrativa, que são funções que possuem maior rotatividade dentro da instituição. Zélia confirmou que as avaliações dos candidatos seguirão o mesmo modelo aplicado no certame realizado em 2006. Na entrevista, ela ainda falou das possibilidades de crescimento dentro da instituição e da importância da contratação de novos servidores.



FOLHA DIRIGIDA - Como está o processo de abertura do novo concurso? Já existe um cronograma?
Zélia Miranda - Nós estamos trabalhando ainda com o projeto de contratação da instituição. E esse projeto ainda está tramitando no Tribunal. Ele passa por diversas áreas para ser examinado. Nós acreditamos que até o fim desse semestre, essa contratação seja feita.

E essa contratação vai ser por meio de licitação? Já foi feito contato com alguma instituição?
Sim, será feita por meio de licitação. Não. A modalidade de licitação não pede esse contato prévio com as instituições. Nós fazemos um termo de referência com todas as características da contratação como objeto, vaga e cargos. É publicado um edital com essas condições e as empresas que tiverem interesse participam.

Em que fase está esse processo de licitação?
O termo de referência que vai embasar essa licitação já foi concluído pela comissão e está sendo assinado pela administração. Nossa previsão é que a licitação seja aberta entre abril e maio. Escolhendo a organizadora e com a assinatura do contrato imediata, poderemos planejar a execução do concurso.

Esse termo de referência prevê um prazo limite para realização do concurso a partir da assinatura do contrato?
Não, a partir da assinatura em dois ou três dias já fazemos a primeira reunião com a organizadora.

Qual então a previsão de saída do edital?
Imaginamos que entre a contratação e a publicação do edital dentro de 60 dias já teremos alguma coisa como o cronograma do concurso. Como acredito que essa contratação ocorra efetivamente em junho, o edital deve sair por volta de agosto e setembro.


O concurso vai ser destinado à formação do cadastro reserva?
Será para os cargos que tivermos vagos após a homologação já que o último concurso realizado está vencendo agora. Quase todos os cargos vencem agora em abril e o analista da área judiciária vence no dia 11 de julho. Portanto, haverá vagas imediatas para os cargos que tivermos vagos e formação de cadastro reserva.

Os cargos de nível médio, técnico e superior do concurso anterior já estão confirmados neste próximo concurso?
Quase todos. Nós não divulgamos ainda, até porque os cargos que constam no projeto ainda não foram aprovados pela administração. Mas certamente terá para analista da área da judiciária e técnico da área administrativa. São funções que possuem uma maior rotatividade.

Está incluído algum cargo que não estava incluído no concurso de 2006?
Não. Alguns que estavam naquele concurso, poderão não entrar agora. Mas não há nenhum novo cargo em aberto.

Qual foi o número de candidatos convocados no último concurso?
O cargo de analista da área judiciária que na época oferecemos 62 vagas já convocamos 163 candidatos. Para psicologia eram duas já chamamos quatro. Para técnico eram 122 vagas já chamamos 230.

A seleção vai seguir o mesmo modelo de avaliação da de 2006?
Sim, haverá uma prova objetiva e uma redação para os cargos de analista e avaliação de títulos.

Quais títulos serão considerados?
Nós da comissão ainda não definimos. E vai variar de acordo com a área. Na área de informática serão títulos específicos de informática. Para analista judiciário no concurso passado nós pedimos títulos de pós-graduação, mestrado. Isso deve ser repetido, mas ainda não definimos.


Outros tipos de exame poderão ser incluídos?
Não.

O concurso vai ser para atuação em que locais?
Todos os cargos são somente para a sede do TSE, que fica aqui em Brasília.

Qual é a possibilidade de crescimento na carreira de técnico da área administrativa?
O TSE é um orgão que investe muito em capacitação do servidor. Nós temos um programa de capacitação, onde todos os servidores tem a possibilidade de participar. A administração tem essa preocupação, ela apóia todas as ações que são voltadas para o desenvolvimento dos servidores. A carreira é única para todo poder judiciário. Nós trabalhamos com o modelo de gestão por competência.

Existe a possibilidade de ocupar chefia de setor?
Existe sim, até para o cargo de técnico. O que vai determinar o crescimento na carreira é o desempenho de cada um.

Existe gratificações para qualificações?
Sim, temos o adicional de qualificação, que dá um percentual em relação ao vencimento básico aos servidores que possuem cursos de pós-graduação (7,5%), mestrado (10%) e doutorado (12%). Fora isso, também temos o adicional de ações de treinamento. O funcionário também pode receber o adicional de 1% a cada 120 horas acumuladas nos cursos de treinamento. E esse adicional possui uma validade de quatro anos.

Quais benefícios são oferecidos?
Oferecemos os benefícios que são previstos em lei como plano de saúde, auxílio creche-escolar, vale transporte, auxílio-alimentação de R$663, reembolso odontológico e reembolso farmacêutico.


Qual é a importância deste próximo concurso para a justiça eleitoral?
Ficamos muito satisfeitos com o concurso passado. Conseguimos trazer pessoas muito bem preparadas. Temos a expectativa de ter o mesmo sucesso nesse novo concurso. O TSE é um orgão que possui muita credibilidade junto à comunidade tanto na sede como nas unidades regionais. As pessoas que trabalham aqui tem muito orgulho e são muito comprometidas com o trabalho. Nosso processo eleitoral é muito ágil e nos fazemos parte disso e contribuímos para isso. É algo que toda a sociedade reconhece. A nossa expectativa é que tragamos pessoas nesse concurso que tenham essa vontade de fazer parte dessa justiça e fazer um bom trabalho.

E hoje como tá a carência de pessoal na instituição?
Mesmo que tenhamos necessidade, a criação de cargos é feita pelo Congresso por projeto de lei com uma tramitação bem demorada.

Qual será a validade deste concurso?
Será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. Se houver a necessidade de criação de cargos e conseguirmos a criação dos cargos nesses quatro anos, poderemos utilizar este concurso.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.