Prefeitura do Rio aplica provas sem transtornos. Cerca de 30% faltaram ao exame

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dia costumeiro para se passar com a família ou momentos de lazer, milhares de pessoas abandonaram isso neste domingo, dia 10, para concorrer a uma das vagas oferecidas no concurso para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Na Universidade Veiga de Almeida (UVA), a movimentação começou cedo, o que envolveu desde candidatos, pais e cônjuges a vendedores ambulantes.

O trânsito, como típico dos domingos, estava fluindo naturalmente, sem retenções perto da universidade, que fica na Tijuca, zona norte do Rio. O clima também não foi um empecilho, marcando 30° C. Por isso, aqueles que se programaram, prevendo até possíveis barreiras, chegaram com antecedência e, com tranquilidade, realizaram o exame.

Raphael Lira da Silva, 20, ouvia música, já dentro da universidade, aguardando o momento exato para se dirigir à sala de aula. Estudante de Contabilidade, estava esperançoso para a realização do exame. Ele afirmou que já possuía domínio de algumas disciplinas que seriam cobradas. "Já passei em outros concursos, porém não fiquei dentro do número de vagas. Conheço as matérias que serão cobradas, por isso tenho esperança da aprovação", disse.


Porém nem todos puderam ter a mesma esperança. Priscila de Oliveira Soares, 28, não pôde fazer a prova devido ao horário de chegada. Os portões foram fechados, sem tolerância, às 9h, momento em que afirma ter chegado à universidade. "Cheguei aqui 9h, como está no meu relógio que mostrei para todos. Pedi aos seguranças que chamassem o fiscal, e eles não chamaram. Estou me sentindo injustiçada porque cheguei no horário e não pude me defender. Estudei bastante para este concurso e fui impossibilitada de fazê-lo".

Priscila tentaria para o cargo de agente de administração, mais concorrido da seleção. Ela alegou que não pôde chegar mais cedo pois mora em Bangu e ainda precisou deixar seu filho de seis anos com a sogra. Para Clarissa Oliveira, 22, que foi acompanhar o namorado que estava também fazendo o concurso, houve injustiça com Priscila. "Ela mora em Bangu e foi escolhida para fazer o concurso aqui na Tijuca. Qual é o critério que a organizadora utiliza para fazer essa distribuição?", indagou.

O exame foi composto por questões de Português, Noções de Informática, Conhecimentos Específicos, Noções de Direito Administrativo e Ética do Servidor na Administração Pública. Quem concorre a agente administrativo e a administrador também responderam itens de Raciocínio Lógico. Segundo Robson Fernandes, 21, que também concorre ao cargo de agente de administração, disse que a prova estava fácil, com questões simplificadas, o que facilitou a realização. "Acho que uma questão de Raciocínio Lógico deverá ser anulada, pois as respostas não batiam com o que a questão pedia. Estudei três meses e estou confiante."

O gabarito está previsto para ser divulgado na terça-feira, dia 12. Aqueles que desejarem poderão interpor recursos até quinta, dia 14. São oferecidas 154 vagas, sendo 110 para o cargo de agente administrativo (nível médio). Dos 12.362 inscritos, 3.694 faltaram ao exame, conforme informou a Secretaria Municipal de Administração do Rio, representando um índice de quase 30% de faltas.

Os servidores deverão ser lotados nas secretarias de Meio Ambiente e Obras, embora não esteja especificado em edital. A seleção tem validade de dois anos, período em que poderão surgir novas oportunidades.

Serviço
Gabaritos:
http://concursos.rio.rj.gov.br


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.