CPTM: presidente anuncia novos concursos até 2012

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Além do concurso para agente de segurança operacional, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já tem um planejamento de seleções a longo prazo. Durante a cerimônia de entrega de três trens para a linha Safira da CPTM, na estação Brás, no último dia 26, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, afirmou que a empresa está em expansão e precisará de mais profissionais. "A ampliação é mais para o ano que vem, em que se começa a ter novas estações, novos trechos começando a ser operados, novos trens chegando. Mais trens vão exigir que tenhamos mais agentes de operação para fazer a cobertura", explica.

Os planos são de construir mais duas estações, a de Amador Bueno, nos próximos dois anos, e de Varginha, nos próximos três anos e meio e o trem até Guarulhos nos próximos quatro. Há ainda projetos com o expresso ABC eo expresso Jundiaí. Além disso, a meta da empresa até 2014 é reduzir de seis para quatro minutos o intervalo de tempo entre os trens. "/Serão necessários/ não só agentes de segurança, mas vai ser para todos os setores tanto da operação quanto da manutenção: maquinistas, operadores de trens, supervisores de linha, chefes de estação, bilheteiros, profissionais da área de manutenção como técnicos em eletricidade, de mecânica e assim por diante", avalia. Segundo ele, o planejamento de novos concursos depende de outro órgão. "Nós estamos concluindo uma análise e nós vamos levar essa questão ao Codec, que é o órgão responsável controlador. A partir do fechamento do Codec, a gente começa a ter um dimensionamento aprovado e com base nisso, a gente vai começar o quadro de ampliação". O aumento do quadro funcional deverá acompanhar a construção das novas estações, a partir de 2012. "Esse é um processo natural e que vai ocorrer, porque nós vamos fazer novas estações, nós estamos ampliando para Varginha, vão ser mais cinco quilômetros, vão ser mais duas estações, vai ter mais trens, mais supervisor, mais chefes de estação. É um processo natural do crescimento. A medida que você diminui o tempo de headway dos trens, você vai exigir mais trens, mais trens vão exigir mais maquinistas e assim por diante".


Fonte : Folha Dirigida



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