Fazenda: Grande concorrência demanda estudo antecipado

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Os interessados em concorrer a uma das 463 vagas que serão oferecidas no concurso para assistente técnico-administrativo do Ministério da Fazenda deverão ter na elevada concorrência esperada para a seleção um dos principais desafios para a conquista da aprovação. Por esse motivo, torna-se fundamental o início o quanto antes da preparação, tendo em vista, inclusive, que as provas devem ocorrer ainda este ano.

Em geral, concursos para cargos com o perfil semelhante ao de assistente, que tem como requisito o ensino médio completo e proporciona remuneração inicial de R$2.690,02 (incluindo auxílio-alimentação de R$304), costumam atrair um número muito grande de candidatos. Na seleção para o cargo realizada em 2009 pelo Ministério da Fazenda, 573.566 pessoas se candidataram às 2 mil vagas inicialmente oferecidas.

Na ocasião, as chances foram distribuídas por todos os estados e Distrito Federal. A maior concorrência foi registrada no Maranhão, onde o índice foi de 570,8 candidatos por vaga (18.838 inscritos para 33 vagas). Na sequência vieram Acre (479,6), Amapá (449,4) e Amazonas (438,8), todos, no entanto, com oferta de, no máximo 33 vagas.

O Estado de São Paulo contou com a maior oferta (368 chances) e também com a menor concorrência (192,7 candidatos por vaga). Os outros dois estados com maior número de oportunidades, Rio de Janeiro (226) e Minas Gerais (217), registraram índices de 233,9 e 289,3 candidatos por vaga, respectivamente. A média nacional ficou em 334,2.

Edital - Nos próximos dias a Esaf deve ser oficializada como organizadora da seleção. O prazo para a publicação do edital do concurso vai até novembro, mas o mais provável é que a publicação aconteça muito antes. Isso porque o concurso é destinada à substituição de terceirizados irregulares, que, conforme acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), deve ser concluída até 31 de dezembro deste ano.

Na seleção anterior, os candidatos foram submetidos somente a provas objetivas, com questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo e Conhecimentos Básicos de Informática e de Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Previdenciário. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.